Você está lendo...
Veja como manter seu carro novo por mais tempo
Manutenção

Veja como manter seu carro novo por mais tempo

Evite práticas inadequadas que podem abreviar vida útil de componentes e gerar dor de cabeça e gastos a mais com o carro

19 de out, 2016 · 11 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja como manter seu carro novo por mais tempo

Quem não conhece alguém que comprou um carro zero-quilômetro e decidiu pegar estrada com ele só para “amaciar” o motor? Ou que abasteceu com gasolina aditivada esperando que o motor ficasse mais esperto? Atitudes como essas são transmitidas na base do boca a boca e costumam perdurar por gerações sem serem questionadas. Mas a sabedoria popular esconde várias lendas.

Veja alguns dos mitos e lendas comuns sobre o funcionamento e a manutenção do carro – e não caia mais neles.

Publicidade


COMBUSTÍVEL

Usar gasolina premium ou aditivada para aumentar a potência do carro
Alguns motores modernos até funcionam melhor com combustível de maior octanagem (como a gasolina Premium). Mas eles apenas permitem que o propulsor renda o seu máximo, sem elevar o desempenho do carro. O uso de aditivos mantém limpo o sistema de injeção e válvulas, reduzindo as emissões de poluentes.

Não misturar gasolina e etanol no tanque
Não há nenhum problema em misturar os dois combustíveis em motores flexíveis. Os sensores que ficam na central eletrônica e as peças do sistema de combustível são preparados para identificar e lidar com qualquer volume dos dois, permitindo que o carro funcione da melhor maneira possível. Por isso, não há necessidade de alternar o uso desses produtos periodicamente. Abastecer exclusivamente com apenas um deles não altera nem a durabilidade dos componentes, nem a dirigibilidade.


Evitar o etanol no inverno
A capacidade do motor de trabalhar apenas com etanol não muda nos meses frios. Basta que haja gasolina dentro do reservatório para partida a frio (se o veículo tiver tanquinho auxiliar), pois esse combustível ajuda a dar partida nos dias em que a temperatura cair muito.

Encher o reservatório até a boca, ou rodar com o tanque na reserva
As duas atitudes são prejudiciais. Se o tanque estiver cheio demais, o combustível pode chegar ao canister, um filtro de carvão que deve receber apenas os vapores do líquido. Caso o nível do tanque fique muito baixo, há risco de que resíduos acumulados no fundo sejam sugados e danifiquem o sistema de alimentação.

MANUTENÇÃO


Lavar o motor
Essa prática não é mais recomendada por engenheiros mecânicos, pois pode danificar componentes elétricos e módulos eletrônicos que ficam no cofre do motor, sobretudo nos veículos mais modernos. Se a sujeira incomodar, procure ajuda especializada em oficinas que fazem limpeza a seco, usando jatos de ar comprimido.

Aplicar spray na parte de baixo do carro
Borrifar produtos químicos na parte inferior do carro é uma prática antiga, que não tem amparo técnico e pode ser até prejudicial. Há o risco de o produto danificar a borracha de mangueiras e terminais de suspensão e direção, diminuindo sua durabilidade. Se o carro estiver muito sujo e isso for incômodo, é melhor lavar com água em alta pressão.

Completar o reservatório do radiador apenas com água
Foi-se o tempo em que o nível do líquido do radiador podia ser completado apenas com água. Se for de torneira, pode contaminar o sistema, acelerando a corrosão de componentes. Além disso, há motores que operam em temperaturas acima do ponto de ebulição da água, mesmo sob pressão no sistema de arrefecimento. Usar aditivos é indispensável ao bom funcionamento do sistema.


Instalar pneus novos só no eixo traseiro
Muitos pensam que, se for necessário trocar apenas dois pneus (em vez dos quatro), é melhor instalá-los no eixo traseiro. O correto, porém, é colocar a dupla nova na frente, porque são essas as rodas direcionais e também onde normalmente estão concentrados a tração e o maior peso do veículo.

AO VOLANTE

‘Amaciar’ o motor
Quem não conhece alguém que comprou um carro novo e decidiu pegar estrada com ele só para “amaciar” o motor? Essa prática é herança de 30 ou 40 anos atrás, quando os propulsores utilizavam sistemas de combustão e lubrificação que requeriam essa prática para funcionar melhor. Atualmente, os veículos passam por testes internos e já saem de fábrica “amaciados”. Sobre a sensação de que carros que são pouco exigidos andam menos, a resposta é que, com o uso brando, pode haver maior depósito de carvão na câmara de combustão, o que altera o rendimento.


Passar por lombadas na diagonal
Outro mito comum, esse tipo de manobra deve ser evitado, pois provoca torção desnecessária na carroceria do veículo. O melhor é passar com o carro na perpendicular, ou seja, com as duas rodas subindo na lombada ao mesmo tempo. Não deu tempo para diminuir a velocidade o suficiente? Nesse caso, não transponha a lombada com o pé no freio: reduza o quanto for possível antes, mas alivie o pé ao subir no obstáculo. Isso permite que a dianteira do carro se erga e evita raspões piores na parte inferior e até no motor. Respire fundo e deixe a suspensão fazer seu trabalho.

Colocar o câmbio em neutro (ponto morto) em descidas para economizar combustível
Ao contrário do que diz a crença popular, da época dos carros com carburador, isso não ajuda a reduzir o consumo, pois o sistema de injeção eletrônica continua enviando combustível assim mesmo. Para economizar, basta tirar o pé do acelerador que o sistema “entenderá” que não está sendo requisitado.

Ligar os faróis de neblina no dia a dia
Os faróis de neblina devem ser usados, como o nome diz, apenas em caso de neblina. Durante o dia, a lei (que por ora não está sendo aplicada por força de determinação judicial) exige que, em rodovias, sejam utilizados os faróis baixos – portanto, as luzes de neblina não servem. À noite, esse equipamento auxiliar é insuficiente para iluminar o caminho, já que tem luz mais fraca e difusa.


Deixar a carroceria aparecer ao regular o retrovisor
Na hora de ajustar os retrovisores externos, muitos motoristas foram ensinados a deixar a carroceria aparecer no canto do espelho. Esse é outro erro que se perpetuou. O motorista não deve enxergar parte do próprio carro no espelho, pois estaria limitando o ângulo de visão em relação aos outros veículos.

Deixe sua opinião