Você está lendo...
Audi quer lançar primeiro modelo comercial com nível 3 de automação
Notícias

Audi quer lançar primeiro modelo comercial com nível 3 de automação

Por restrições jurídicas, porém, o novo Audi A8 deve chegar ao mercado com a tecnologia desabilitada

Redação

25 de abr, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Audi

Com lançamento previsto para o final deste ano, o Audi A8 pode ser o primeiro modelo de série com direção autônoma nível 3. Essa tecnologia permite ao automóvel executar, por conta própria, comandos de direção, aceleração e desaceleração.

A novidade, porém, esbarra em um entrave jurídico: ainda não existe uma regulamentação para que esse tipo de veículo possa circular. Por conta disso, as máquinas devem chegar aos consumidores com esse recurso de autocondução incorporado, mas desabilitado.

A direção autônoma do Audi A8 opera sob condições limitadas. Para que ela funcione, o carro deve estar em velocidade de até 56 km/h e o motorista não pode se desligar do percurso, já que o computador de bordo reage aos seus comandos.

Publicidade


Os níveis de autonomia de um automóvel são seis e estão listados no ranking proposto pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos). Zero significa que não há automação, enquanto 5 é o nível máximo de autocomando.

O CEO da Audi, Rupert Stadler, tem declarado que a aposta vem de uma sinalização jurídica positiva por parte dos países que formam o principal mercado da empresa. O governo alemão, por exemplo, já pensa em autorizar a circulação de carros com níveis 3 e 4 de automação.

A fabricante alemã pretende mostrar a nova geração do sedã no próximo dia 11 de julho, em Barcelona (Espanha), na conferência Audi Summit. O modelo também estará exposto para o público no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro.


Deixe sua opinião