Você está lendo...
EUA multa motorista por questionar sinais de trânsito
Notícias

EUA multa motorista por questionar sinais de trânsito

Sueco Mats Järlström está sendo processado pelo estado do Oregon por apontar falha em algoritmo que regula tempo de semáforos

Redação

27 de abr, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

O sueco Mats Järlström está sendo processado pela corte do estado americano de Oregon pelo exercício ilegal da profissão de engenheiro de tráfego. O motivo? Sua esposa levou uma multa por ultrapassar um sinal vermelho, o que levou o ex-oficial da força aérea sueca a questionar o algoritmo que comanda o tempo de permanência do semáforo na luz amarela.

Segundo Järlström, há uma falha na forma como os sinais se comunicam com as câmeras que registram as infrações. O tempo dos semáforos leva em consideração apenas os carros que seguem direto num cruzamento, e não os veículos que reduzem a velocidade para virar à direita, situação onde sua esposa foi multada.

Ao diminuir o ritmo para dobrar a esquina, o motorista perde tempo do sinal verde e, quando realiza a manobra, já a faz com o sinal fechado, gerando uma infração no sistema engessado de controle dos sinais. A fórmula usada até hoje é dos anos 50.

Publicidade


O Instituto de Justiça defende o direito do sueco de questionar a fórmula, e afirma que o processo é infundado, já que Järlström não está de fato trabalhando na solução, apenas levantando a discussão sobre o tema. Ainda assim a Corte do Oregon insiste no processo e quer cobrar uma multa de US$ 500 do aposentado.

Deixe sua opinião