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Sensores e câmeras dão uma forcinha na hora da baliza
Manutenção

Sensores e câmeras dão uma forcinha na hora da baliza

Sensores de obstáculos e câmeras traseiras são bons aliados em manobras de estacionamento

Thiago Lasco

16 de ago, 2017 · 4 minutos de leitura.

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Crédito: Pósitron
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Foi-se o tempo em que estacionar o carro na primeira tentativa dependia da sorte de achar uma vaga boa. Os sensores de obstáculos e as câmeras traseiras deixaram a tarefa mais simples. Esses itens estão mais populares e chegaram aos modelos de entrada. Também é possível instalá-los como acessórios.

Os sensores funcionam por meio de ultrassom. Cápsulas instaladas na traseira do veículo emitem uma vibração mecânica, que bate nas barreiras físicas e retorna. O tempo de ida e volta dessa vibração permite identificar a distância e a posição do obstáculo.

Já a câmera traseira tem uma lente parecida com a das câmeras fotográficas. Quanto maior o ângulo de abertura, maior o campo de visão do motorista. Os modelos com ângulo de 110° a 130° são mais baratos que os de 170°, mas não permitem visualizar as extremidades da traseira do carro.

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Os dois itens se complementam. Enquanto o sensor emite um aviso sonoro quando o carro chega perto de uma barreira física, a câmera antecipa a presença de elementos distantes, como crianças brincando.

Esses acessórios são embutidos no para-choque ou, se não for possível furar essa peça, fixados em suportes próximos à placa. Cabos coaxiais levam os sinais captados ao módulo, que se liga à tela da central multimídia e à ré do veículo.

A operação desses itens tem suas “pegadinhas”. Algumas câmeras distorcem as imagens. Os sensores começam a enviar alertas quando ainda há uma distância considerável do obstáculo, dando ao motorista a falsa impressão de que o carro não vai caber na vaga.


Preços. As concessionárias instalam acessórios genuínos, que não afetam a garantia do veículo.

Na VW, para Gol e Fox, o sensor custa R$ 415. A câmera sai por R$ 209, mas, se o carro não tiver central multimídia, será preciso adquirir uma, a partir de R$ 2.777. Na Sorana (2141-5811), o custo das peças com instalação é de R$ 690 (sensor) e R$ 3.600 (central e câmera).

A Ford oferece, para os Ka e Fiesta atuais, retrovisor interno com câmera de ré embutida, já instalado, por R$ 2.100.


Em centros automotivos, os preços são menores. Mas é preciso ter cuidado na instalação, pois eventuais deslizes podem levar ao cancelamento da garantia de fábrica do veículo.

Na Mercadocar (2206-5000), os sensores partem de R$ 146 e as câmeras, de R$ 162. Os preços incluem a instalação e a garantia é de três meses.

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