Você está lendo...
Indian Chieftain é clássica modernizada
Avaliação

Indian Chieftain é clássica modernizada

Por R$ 92.990, modelo de luxo ganha central multimídia com GPS e sistema de som na linha 2017

06 de set, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Indian Chieftain - Foto: Indian Motorcycles
Crédito:

Versão “básica” da família touring, da norte-americana Indian, a Chieftain recebeu mudanças na linha 2017 para agradar a um público mais jovem e se equiparar à rival Harley-Davidson Street Glide. Montada em Manaus e tabelada a R$ 92.990, a moto agora traz central multimídia com navegador GPS integrado, tela de 7 polegadas, rádio AM e FM, conexão Bluetooth e entrada USB.

Uma das virtudes do novo sistema é a possibilidade de personalização da tela, que pode ser dividida em duas. Há dezenas de combinações de projeção possíveis.

O piloto pode optar por visualizar os mapas do GPS e o computador de bordo, por exemplo. Isso facilita o uso de mais de uma aplicação durante a pilotagem.

Publicidade


De série, há partida sem uso de chave, sistema de som com 100 watts de potência, controle de velocidade de cruzeiro, travamento central das malas laterais, monitoramento da pressão dos pneus e ajuste elétrico de altura do para-brisa.

O estilo tipicamente norte-americano exagera nos cromados em todas as partes. As malas laterais têm juntas 65 litros. O velocímetro e conta-giros analógicos, que ladeiam a central multimídia, trazem números pequenos e a iluminação vermelha prejudica a visualização dos dados à noite.

Com motor bicilíndrico de 1.811 cm³, que gera 16,4 mkgf (a marca não divulga potência), a Chieftain tem boa disposição para acelerar, apesar dos 391 kg. Os trunfos desse V2 são a baixa vibração em marcha lenta e a boa dissipação de calor mesmo no trânsito, diferentemente do padrão de motos com esse tipo de propulsor.


O câmbio de seis marchas tem bom escalonamento, mas os engates são longos e é difícil encontrar a posição “neutro”. A embreagem banhada a óleo reduz o esforço do acionamento do manete, o que é bom no anda e para das cidades.

A posição de guiar é confortável, tanto na altura e largura do guidom quanto na distância das pedaleiras. O banco do garupa também é confortável, mas não tem apoio de lombar, que é vendido como acessório nas autorizadas da marca.

Para uma moto desse tipo, a Indian Chieftain é bastante ágil e se comporta bem nas curvas, mesmo tendo 2,57 metros de comprimento.


O chassi de alumínio fundido dá boa rigidez ao conjunto, evitando torções do quadro em trechos mais fechados.

As suspensões, monoamortecida a ar na traseira e convencional com ar e óleo na dianteira, são confortáveis e trabalham bem para filtrar as imperfeições do piso, mesmo nas vias brasileiras. Os freios a disco, duplo na frente e simples atrás, com ABS, têm boa potência para parar a moto. Além disso, o funcionamento do sistema antitravamento não é intrusivo.


Deixe sua opinião