O Chevrolet Tracker 2018 deve confirmar, em fevereiro, que sua ascensão no ranking de vendas de janeiro não foi um fenômeno momentâneo. Pelo segundo mês seguido, o carro pode ficar no quinto lugar no segmento de SUVs compactos.
Até o ano passado, dificilmente o Tracker passava da oitava posição.
De 1º a 23 de fevereiro, o Tracker somou 1.394 emplacamentos. A vantagem sobre o EcoSport, no entanto, ainda é pequena.
Publicidade
No mesmo período, o Ford teve 1.244 unidades vendidas. Com isso, dá ainda para virar o jogo nos quatro dias de emplacamentos que restam no mês (24, 26, 27 e 28). Essa inversão, porém, é pouco provável.
Em janeiro, Tracker 2018 já havia ficado à frente do EcoSport. Até o fim de 2014, o Ford era líder de vendas do segmento, mas foi perdendo espaço com a chegada de novos SUVs compactos.
No ano passado, o EcoSport recebeu atualizações no visual e motor para tentar retomar no fôlego. Até agora, ainda não conseguiu.
Quando ao Tracker, no fim do ano passado o carro ganhou um novo nome para a versão de topo (LTZ foi trocado por Premier). Além disso, passou a trazer ESP nessa configuração.
RANKING
De 1º a 23 de fevereiro, o HR-V foi o SUV compacto mais vendido. Ele somou 2.745 emplacamentos.
Também pelo segundo mês seguido, o Nissan Kicks ficou no segundo lugar. Suas vendas totalizaram 2.342 exemplares.
O Creta aparece em terceiro, com 2.305 unidades vendidas. A proximidade do Nissan mostra que a disputa pela vice-liderança será acirrada nos últimos quatro dias do mês.
O Renegade foi o quarto SUV mais emplacado, com 1.616 exemplares.
VEJA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES SOBRE O FIAT PALIO
1/10
FIAT PALIO CITYMATIC
O Palio saiu de linha, mas não sem deixar uma longa história no Brasil. Desde 1996, várias versões povoaram a gama do modelo. Uma das mais exóticas é a Citymatic. Com motor 1.0 de 61 cv, ela tinha embreagem automática, acionada por um sensor na alavanca que percebia quando o motorista colocava a mão sobre ela. As mudanças eram feitas normalmente pela alavanca do câmbio manual.
2/10
FIAT PALIO WEEKEND ADVENTURE
Em 1999, a Fiat fez uma de suas maiores inovações. Criou a Palio Weekend Adventure, precursora da onda de aventureiros que se seguiu. Ela tinha motor 1.6 de 8V. As motorizações mais fortes só a equiparam depois.
3/10
FIAT PALIO 500 ANOS
Para comemorar os 500 anos do Brasil, a Fiat lançou em 2000 a série especial 500 anos. Feita sobre o Palio EDX da época, ela tinha motor 1.0 e acabamento mais luxuoso. Os bancos eram de veludo, material que também cobria as portas. Diferentemente dos demais Palio 1.0 da época, tinha o painel completo das versões mais caras, com conta-giros e som integrado.
4/10
SEIS MARCHAS
Uma das versões mais curiosas da Palio Weekend (e do primeiro Siena) foi a 1.0 6 marchas, lançada em 1999. A VW tinha acabado de lançar a Parati com motor 1.0 16V e a Fiat não podia ficar atrás, sem uma perua com motor pequeno. A alternativa para contornar a morosidade do 1.0 foi instalar um engenhoso câmbio de seis marchas. Não adiantou e a perua era bem lenta. A Weekend 1.0 16V só foi chegar com a primeira reestilização em 2001.
5/10
DISQUETEIRA DE PAINEL
Preste atenção na parte baixa do painel, à frente da alavanca de câmbio. A disqueteira para cinco CDs instalada ali era um dos opcionais mais raros da linha Palio 2001. Na época, eram raros aparelhos com mais CDs em carros de entrada, e as mídias digitais ainda eram ficção científica. O Palio já trazia esse "luxo".
6/10
STRADA MTV
No final dos anos 1990, a Fiat reeditou uma parceria com a emissora MTV. De apelo jovem, a MTV emprestou seu logo para as versões Sport de Strada e Siena.
7/10
AIR BAGS LATERAIS
A terceira fase do Palio teve um opcional bem curioso. Já em 2004 o modelo poderia receber air bags laterais, montados nos bancos da frente. Junto com as bolsas, o assento do motorista ainda ganhava ajuste de altura elétrico. O kit era opcional da versão de topo HLX de Palio, Weekend e Siena.
8/10
PALIO COM MOTOR GM
Entre 2002 e 2006 a Fiat também usou motores da GM na linha Palio e Stilo. O 1.8 de 106 cv vinha do Corsa e equipava as versões de topo da gama.
9/10
FESTA DO PALIO
Palio é uma corrida de cavalos que ocorre nos dias 2 de julho e 16 de agosto de todos os anos desde o século XVII na Piazza del Campo, no centro da cidade de...Siena, na Itália. Os cavaleiros usam trajes tradicionais e bandeiras. A corrida é rápida: ganha quem chegar primeiro após três voltas na praça. O cavalo pode completar as voltas sozinho e ganhar, mesmo que o jóquei tenha caído. O prêmio é um estandarte, o Pálio, criado por um artista especialmente para cada corrida.
10/10
RARO AIR BAG DO PASSAGEIRO
Na primeira fase do Palio, os air bags dianteiros eram oferecidos como opcional para toda a linha, algo raro no segmento. Mas o comprador podia escolher entre ter só o do motorista (que vinha de série nos Palio de topo) ou os dois. Isso fez do air bag do passageiro ser um dos opcionais mais raros do modelo, talvez junto com a disqueteira do Palio 2001.