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Duster de leitor apresenta infiltração no porta-malas
Defenda-se

Duster de leitor apresenta infiltração no porta-malas

Utilitário já esteve três vezes na concessionária por causa do defeito, de acordo com o proprietário

Redação

14 de mar, 2018 · 6 minutos de leitura.

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Crédito: Rafael Arbex/Estadão
Crédito:

Meu Duster 2017 ainda está no período de garantia e apresenta infiltração no compartimento de bagagem. Levei-o três vezes à autorizada Fórmula Renault, em Curitiba, mas o problema não foi solucionado.
Antônio Carlos Nassar, CURITIBA (PR)

Renault responde: o veículo foi reparado e devolvido em 15 de fevereiro. O cliente discordou da solução apresentada e se recusou a retornar à autorizada para uma análise técnica.

O leitor diz que a Renault agendou novo atendimento para 27 de fevereiro. Ele compareceu à concessionária e, depois de aguardar o chefe da oficina por 60 minutos, irritou-se e foi embora, optando por buscar uma solução no Judiciário.

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Advogado: quando o carro não é consertado em até 30 dias ou o defeito reaparece mesmo após a intervenção, o consumidor ganha o direito de pedir a troca por outro. Aceitar novas tentativas de reparo é uma opção do cliente.

Veja outras reclamações publicadas na coluna Defenda-se desta semana

VW UP!
Sucessão de problemas

Em 14 meses, meu Up! comprado novo em dezembro de 2016 já teve vários problemas: barulho na suspensão, embreagem com rangidos e pedal pesado, disco de freio empenado, travamento dos bicos injetores, consumo elevado de combustível, defeito na máquina do vidro elétrico, falhas nas vedações das portas... O carro foi 11 vezes à autorizada e, desde que deu entrada para a última intervenção, já estou há 55 dias sem ele. Quero que a VW troque meu veículo, pois é inadmissível ter tantos problemas em tão pouco tempo. Estou perdendo tempo e dinheiro, não confio mais no veículo e a marca se limita a trocar peças, sem resolver as falhas.
Rafael de Lima Ferreira, SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)


VW responde: o caso está sendo solucionado com o cliente.

O leitor diz que o carro está imobilizado desde o dia 10 de fevereiro, para a 11ª tentativa de reparo, com a qual ele não concorda. Ele diz que espera que a VW, de forma espontânea, lhe dê um carro novo – de preferência, um modelo de categoria superior –, como forma de compensá-lo pelos aborrecimentos que ele tem passado. Ele passou a receber carro reserva apenas a partir da sexta imobilização do Up.

Advogado: um carro que apresenta grande número de defeitos desde novo não deveria sequer ter sido vendido, pois não condiz com o que se espera de um veículo zero-km. A solução correta é a troca do produto por um novo, especialmente porque a montadora não foi capaz de eliminar os problemas mesmo após várias visitas à autorizada.


NISSAN KICKS
Reparos terceirizados

No dia 15 de dezembro de 2017, meu carro sofreu colisão lateral e foi guinchado para a autorizada Imeroc. Ainda em dezembro, recebi a informação de que a seguradora havia autorizado o conserto. Em 9 de janeiro, fui até a concessionária para saber do andamento do reparo e soube que meu carro havia sido repassado a uma oficina terceirizada para os serviços de funilaria, o que não me fora avisado e me deixou temeroso quanto à qualidade do resultado. Depois, acabei descobrindo que a oficina realizaria também outros serviços no veículo, como a colocação do forro do teto. Onde está o compromisso em garantir serviços de qualidade aos clientes? Por que a concessionária não informa que alguns serviços não serão realizados por ela? Será que vou receber de volta um carro dentro do padrão de segurança e dirigibilidade da Nissan? Será que as revisões também são realizadas por terceiros? Como continuar acreditando na marca?
João Antonio Rechtenwald, SANTOS (SP)

Nissan responde: o veículo foi reparado e entregue.

O leitor confirma a informação.


Advogado: como se trata de reparo coberto pelo seguro, a questão é mais com a seguradora que com a montadora. O importante é que a empresa garanta um serviço de qualidade, de acordo com o seguro que foi contratado.

Quer participar? Escreva um texto descrevendo seu problema de forma resumida e envie-o para o e-mail jcarro@estadao.com, juntamente com RG, CPF, endereço com município, telefones para contato e, se possível, número do chassi e placa do veículo.

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