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Motor 1.5 do novo Ka começa a ser feito no Brasil
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Motor 1.5 do novo Ka começa a ser feito no Brasil

Motor 1.5 de três cilindros, que vinha da Índia para equipar o EcoSport, passou a ser feito pela Ford em Taubaté, para ser utilizado também no Ka

Redação

26 de abr, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Motor 1.5 Ford Taubaté
Crédito:Fábrica de Taubaté passa a produzir tanto o motor 1.5 de 3 cilindros como o câmbio que irá equipar o novo Ka, a ser lançado em junho. Foto: Ford

A Ford começou a produzir na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, o motor 1.5 de três cilindros que irá equipar o novo Ka Freestyle, a ser lançado em junho.

Esse motor, denominado Ti-VCT, é o mesmo utilizado também no EcoSport. Até agora, ele era produzido na Índia.

No EcoSport, o novo propulsor substituiu com vantagens o 1.6 Sigma. Ele rende 137 cavalos com etanol e 130 cv com gasolina. O torque é respectivamente de 16,1/15,6 mkgf. O bloco é de alumínio, e o comando de válvulas é duplo.

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De acordo com a Ford, este foi o primeiro propulsor 1.5 do mundo com três cilindros. E, com 91,5 cv por litro, é o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado, garante a montadora. O Brasil é o quarto país a produzi-lo, ao lado de Índia, México e China.

Novo câmbio

Além do motor, a fábrica de Taubaté, que está completando 50 anos, inaugurou a montagem também de uma nova caixa de câmbio manual de cinco marchas, denominada MX65.

A nova transmissão é uma evolução da caixa IB5, utilizada na linha Ka, Fiesta e EcoSport. Segundo a montadora, ela é menos complexa, tem processo de manufatura mais enxuto e é 8 kg mais leve que a IB5. Com isso, a montadora garante que o novo câmbio contribui para melhoria na economia e na dirigibilidade do veículo. Além do Brasil, ele é fabricado também na França e na Índia.


Por aqui, inicialmente deverá equipar o Ka, podendo numa etapa seguinte chegar também ao EcoSport. Como o Fiesta permanece com o motor 1.6 Sigma, é improvável que ele receba a nova caixa.

Para produzir o novo motor e a nova transmissão, a fábrica de Taubaté recebeu 30 novos robôs, entre outras melhorias.

Motor de Mustang

Ao longo de suas cinco décadas de história, o complexo industrial da Ford em Taubaté já produziu cerca de 8 milhões de motores e 7 milhões de transmissões.


Além de fornecer conjuntos de powertrain para automóveis produzidos no País e na Argentina, como Maverick, F-1000, Escort, Fiesta, Ka, Focus e EcoSport, de lá já saíram motores também para o Mustang nos Estados Unidos e para o Focus montado na Europa.

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