Você está lendo...
Carros a diesel já podem ser banidos em cidades alemãs
Mercado

Carros a diesel já podem ser banidos em cidades alemãs

Suprema corte permite a cidades alemãs banir carros a diesel velhos com efeito imediato

Redação

20 de mai, 2018 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

carros a diesel
CRÉDITO: DENIS CHARLET/AFP
Crédito:

A suprema corte alemã deu aval para as cidades do país banirem carros a diesel das ruas. A medida vem logo após a Comissão Europeia ter avaliado que a Alemanha falhou em proteger a qualidade do ar de suas cidades.

Segundo a nota da suprema corte, caso cidades queiram elas podem banir a circulação de qualquer veículo a diesel que não atenda as normas de emissões mais recentes (Euro6). De acordo com um levantamento da Reuters, apenas 2,7 milhões dos 15 milhões carros a diesel da Alemanha são com tecnologia Euro6.

Carros a diesel pré-2009 são o alvo

A corte recomendou que em algumas cidades sejam realizadas proibições em fases. Iniciando com veículos que ainda usam tecnologia Euro4. A corte estipulou que nenhuma cidade poderá banir carros Euro5 antes de 1º de setembro de 2019.

Publicidade


O sistema Euro5 entrou em validade na Europa, em 2009. O Euro6 entrou em vigor em 2014. A regra, é claro, traz exceções. Comerciantes e alguns moradores devem ficar de fora da proibição. Contudo, a nota não explicou quais os motivos para tais isenções.

A permissão com efeito imediato pode trazer melhorias para várias cidades. No último relatório da União Europeia, cidades como Stuttgart, Munique e Hamburgo, onde fica um dos maiores portos da Europa, estavam excedendo os níveis de óxido de nitrogênio (Nox) na atmosfera.

Deixe sua opinião