Você está lendo...
Google terá novo Android Automotive
Notícias

Google terá novo Android Automotive

Sistema operacional Android poderá substituir por completo os programas de centrais multimídia e conectar carro integralmente à rede

Redação

22 de mai, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

android
Android Auto ganhará evolução para tomar conta de painel dos carros
Crédito:Foto: Elijah Nouvelage/Reuters
android

A Google vai dar um novo passo em sua plataforma móvel para uso em carros. O Android Automotive virá instalado na própria central multimídia dos veículos, dispensando o smartphone como parte do hardware. Apresentado como um sistema operacional, o novo programa deverá estrear no sistema Sensus, da Volvo.

Conectado à internet, poderá ter vários aplicativos baixados da Google Play. Além disso, terá o Maps instalado para navegação e o Google Assistant para comandos de voz. O Android Automotive deverá substituir quase por completo o sistema da própria Volvo.

No entanto, apesar de poder representar mais facilidade de uso e conectividade para os usuários, outras montadoras demonstram preocupação com o sistema da Google. O problema é que a gigante da internet poderá monitorar os dados de uso dos carros, como o comportamento do motorista. Até níveis de combustível e fluídos poderão ser mostrados pela interface da Google.

Publicidade


Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook

Controvérsia com Android

A Audi, por exemplo, já havia sinalizado em 2015 que quer estar no controle dos dados gerados por seus carros. O então CEO do Grupo Volkswagen Martin Winterkorn afirmou também que embora as fabricantes procurem se conectar aos serviços da Google, também vão querer o controle total de seus veículos.

Em todo caso, o sistema ainda deverá demorar para chegar às ruas. Pelo menos uns dois anos, segundo a Volvo. Até lá, a Google deverá fechar contratos com outras fabricantes para instalar seu sistema.


Deixe sua opinião