Você está lendo...
Ação conjunta contra Volkswagen pede indenização por fraude de emissões
Mercado

Ação conjunta contra Volkswagen pede indenização por fraude de emissões

A empresa já foi condenada a pagar R$ 50 milhões em processo administrativo do Ibama

Redação

28 de abr, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Crédito:

Proprietários de veículos Amarok estão sendo chamados para uma ação coletiva contra a Volkswagen por conta do escândalo das fraudes de emissões, também conhecido como dieselgate. A convocação foi divulgada nesta quinta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Aqueles que se sentiram lesados pela farsa nos motores podem se juntar à ação movida pela Abradecont (Associação Brasileira do Consumidor e Trabalhador), que pede na Justiça indenização por danos morais e materiais aos consumidores.

A Volkswagen é acusada de introduzir em suas máquinas um dispositivo que identifica, por meio do volante, quando elas estão sob testes. Com o sistema, seria possível maquiar os dados de consumo e emissões e colocá-los dentro do permitido.

Publicidade


O advogado da Abradecont, Leonardo Amarante, afirma que não há custo para quem decidir aderir à ação coletiva, uma vez que se trata de um processo já em curso. “Basta uma simples petição de adesão ao processo”, diz.

Segundo ele, nessas primeiras etapas o juiz não estabelece valores de danos materiais, apenas avalia a indenização. E, na fase seguinte, caberá a cada consumidor demonstrar o prejuízo que sofreu.

A Volkswagen já responde um processo administrativo ao Ibama e foi condenada a pagar multa de R$ 50 milhões pelo caso. A pena ainda obriga a empresa a convocar os proprietários de veículos Amarok anos 2011 e 2012 para recall.


Deixe sua opinião