Você está lendo...
Alemanha aprova lei de proibição de veículos a diesel antigos
Notícias

Alemanha aprova lei de proibição de veículos a diesel antigos

Tribunal do país deu autonomia às cidades para banir a circulação de carros desse segmento

Redação

28 de fev, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen Touareg V6 TDI/ Divulgaçãso
Crédito:

O tribunal federal alemão decidiu que as cidades do país podem proibir a circulação de veículos a diesel mais antigos. A nova legislação poderá atingir cerca de 12,3 milhões de proprietários desses carros. Do total de 15 milhões, apenas 2,7 milhões estão livres da restrição, já que estão enquadrados no padrão Euro-6, o de menor emissão de poluentes.

De acordo com a Reuters, a cidade de Stuttgart, sede da Daimler, pretende banir já em janeiro de 2019 os modelos no padrão Euro-4. Os veículos Euro-5, mais recentes e que poluem menos que os de nível 4, podem ser proibidos no segundo semestre do ano que vem. Outras cidades, como Hamburgo, já anunciaram que a restrição começará em alguns meses.

Enquanto ativistas ambientais comemoram a medida, proprietários desses veículos atingidos pela lei, além da proibição de dirigir, verão seu carro perder valor daqui para frente. O ministro dos Transportes alemão, Christian Schmidt, criticou a decisão por prejudicar os donos dos automóveis: "Devemos fazer todo o possível para evitar a perda de liberdade individual e a redução de valor dos veículos".

Publicidade


As montadoras ainda não se pronunciaram sobre a decisão. Porém, o presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), Matthias Wissmann, afirmou que já há normas específicas para proibir veículos a diesel em algumas cidades e que a nova lei poderá gerar conflitos jurídicos. A organização pediu que os políticos alemães trabalhem para garantir uma "clareza legal" para o tema.

 

VEJA TAMBÉM: CARROS QUE MERECIAM UMA SORTE MELHOR


Deixe sua opinião