Você está lendo...
Audi TTS traz pitada extra de tempero
Lançamentos

Audi TTS traz pitada extra de tempero

Versão mais "ardida" do cupê esportivo TT, com motor 2.0 turbo de 286 cv, chega ao Brasil por R$ 299.990

22 de mar, 2016 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Audi TTS traz pitada extra de tempero
Diferenças visuais em relação ao TT se limitam a detalhes

Quase um ano depois de ter apresentado no Brasil a nova geração do cupê esportivo TT, a Audi começa a trazer a versão TTS, com potência 50 cv maior, por R$ 299.990.

Externamente, não é fácil perceber a olho nu as diferenças em relação ao irmão mais “manso”. A suspensão foi rebaixada em 10 milímetros, os retrovisores externos receberam cobertura de alumínio e, na traseira, as ponteiras de escape são duplas. Também são exclusivos os cromados da grade frontal e o acabamento da soleira das portas.

Publicidade


Mas o principal chamariz é mesmo o motor 2.0 TFSI, que nessa versão rende 286 cv. Associado a uma transmissão S-tronic de dupla embreagem e seis marchas, ele leva o carro de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (ante 5,9 segundos do TT). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Se o desempenho da versão TT já arrancava elogios, o TTS demonstra ainda mais fôlego. Em teste rápido no Autódromo de Interlagos, o novo cupê teve respostas muito próximas às do hatch RS3 Sportback – que tem motor maior, um 2.5 de 367 cv, e é apenas 0,4 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h, de acordo com a marca.

Talvez parte da explicação esteja no baixo peso do conjunto, de apenas 1.365 kg, resultado do emprego de uma combinação de tipos mais leves de aço e alumínio.


Tudo no TTS conspira a favor de uma condução prazerosa. As respostas do motor ao acelerador são imediatas, valorizadas pelo trabalho quase imperceptível da transmissão. Além disso, a aderência em curvas é elogiável e a posição de dirigir mais baixa agrada em cheio os fãs de esportivos.

Dependendo do humor do condutor, a tocada pode ficar mais branda ou mais esportiva. Além de escolher entre cinco modos de condução, motoristas com alma de piloto podem desabilitar o controle de estabilidade parcial ou completamente.

Na cabine, idêntica à do TT, a grande bossa está no painel, dominado pelo chamado “virtual cockpit”, que aos poucos deve se estender por toda a linha Audi. Os instrumentos são dispostos em uma tela digital configurável, em que velocímetro e conta-giros podem ficar maiores ou menores, dando espaço ao mapa do navegador, por exemplo.


Outro charme está nos comandos do ar-condicionado, que são integrados a cada uma das aberturas de ar, deixando o painel mais limpo – como é que ninguém havia pensado nisso antes?

O conforto é muito bom para duas pessoas, com bancos de couro anatômicos que podem ser pretos, vermelhos ou cinza. O banco traseiro, porém, está lá apenas para constar, já que não acomoda adequadamente nem mesmo duas crianças. O acesso é desafiador até para contorcionistas, não há o mínimo de espaço para os pés e a linha descendente do teto obriga qualquer passageiro com mais de 1,60 metro a curvar as costas para a frente, como um tatu-bola.

Definitivamente, trata-se de um carrão para curtir a sós com a namorada – caronas que possam atrapalhar o passeio não são nada bem-vindos.


Deixe sua opinião