Você está lendo...
Automóveis inspiram arte
Notícias

Automóveis inspiram arte

A paixão pelo universo dos automóveis pode ser expressa de diversas maneiras, até por meio das artes. Essa manifestação tem um nome próprio: arte automotiva. O artista não precisa ser especialista em veículos. Basta definir o estilo e pintar

04 de dez, 2010 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Automóveis inspiram arte

Um instante, de Nanci Marconi

Leandro Alvares

A paixão pelo universo dos automóveis pode ser expressa de diversas maneiras, inclusive por meio das artes. Essa manifestação tem até um nome próprio: arte automotiva. O artista não precisa ser um especialista em veículos. Basta definir o estilo e começar a pintar.

É o caso das brasileiras Telma Ramos e Nanci Marconi e do norte-americano Gregory Thielker, que utilizam os pincéis para criar em telas e outros materiais. Já Bruno Mantovani, Maurício Morais e Ararê Novaes recorrem a programas para computador.

Publicidade


“As formas, as luzes e as sombras são sedutoras nos veículos, um convite para criações”, afirma Telma Ramos.
Independentemente de o artista se sujar ou não de tinta, todas as obras exigem muito estudo e ideias criativas.

“Depois que visualizo o trabalho, são cerca de duas a três horas para desenhar”, diz Mantovani. Apaixonado por automobilismo, o autodidata se especializou em charges.

Confira a seguir uma pequena mostra com alguns dos trabalhos criados por esses seis artistas automotivos. “Admire a técnica e, principalmente, a emoção de cada obra”, orienta a professora Nanci.


PILOTOONS
Foi com esse nome que o autodidata Bruno Mantovani batizou sua especialidade. As obras são caricaturas de pilotos e carros, como o protótipo Porsche 956 de competição. O artista também faz charges.


NÚMERO 1
Nanci a Marconi utilizou tinta acrílica para pintar o quadro em que Ayrton Senna observa a si mesmo fazendo aquilo que mais gostava.

MOTOS
A riqueza de detalhes desses modelos levou a pintora Telma Ramos a ‘rabiscá-los’. Retratos, como o desta antiga BMW, são feitos com tinta a óleo.


CORVETTE 1981
Restaurado em oficina dos EUA, o carro recebeu homenagem do ilustrador Maurício Morais, que abandonou os pincéis. ‘No computador é mais fácil.’


PARECE FOTO
Do norte-americano Gregory Thielker, este quadro retrata um dia chuvoso do ponto de vista de quem está no interior do veículo.

CARICATURAS
O trabalho de Ararê Novaes surgiu de uma brincadeira: ‘Fiz um modelo das antigas provas de ‘carretera’ e mandei para um site de automobilismo. As pessoas gostaram e hoje vivo disso’, diz. Basta uma foto para ele criar o desenho, como o deste Chevrolet Opala.


Deixe sua opinião