Audi Q2 é urbano, mas vai bem na estrada

Rodamos 2.500 km pela Europa com o utilitário-esportivo de entrada da marca alemã, que deve ser vendido no Brasil no ano que vem

Audi Q2
Crédito: Audi

Há tempos a Audi ensaia o lançamento do Q2 no Brasil, mas, segundo informações da marca, a instabilidade do mercado nacional não deixa. Agora, a proximidade da estreia da segunda geração do Q3, que vai ficar maior, mais equipada e será apresentada até o fim deste ano, abre caminho para a vinda do SUV de entrada da fabricante alemã – a expectativa é para 2019. Avaliado na Europa, o compacto mostrou ser ótimo no uso urbano, mas não decepcionou em uso rodoviário (desde que a família não seja muito grande).

Lançado em meados de 2016, o Q2 está mais para um crossover, modelo que mistura características de vários carros diferentes, que para um utilitário-esportivo. Com 4,19 metros de comprimento, é 20 cm mais curto que o atual Q3 e 17 cm menor que o X2, rival da BMW que acaba de chegar ao Brasil com tabela a partir de R$ 211.950.

O Q2 usa a plataforma MQB. Por isso, pesa meros 1.205 kg e sua carroceria tem boa rigidez torcional. Além disso, conforme a versão há sistemas que geralmente estão disponíveis em carros de nível superior, como de entretenimento, conectividade e assistência à condução.

Na Europa, o Q2 é oferecido nas versões Básica, Sport e Design, além do kit esportivo S Line. São seis opções de motor, todas com turbo: três a gasolina (1.0 de três cilindros e 116 cv, 1.4 de 150 cv e 2.0 de 190 cv) e três a diesel (1.6 de 116 cv e 2.0 de 150 ou 190 cv).

O câmbio pode ser manual de seis ou automatizado de sete velocidades. A tração é dianteira, mas pode ser nas quatro rodas, conforme a versão e o motor.

Avaliamos o Q2 mais simples, com motor 1.6 turbodiesel, câmbio automatizado e tração 4×2. Essa configuração não será oferecida no Brasil – a aposta é na 1.4, com caixa automatizada e tração integral. Ainda assim, foi possível conferir a dirigibilidade e agilidade do Audi.

A posição de guiar agrada e é fácil regular volante e banco (por meio de alavanca, no carro avaliado). Além disso, todos os comandos ficam à mão do motorista.

“Nosso” Q2 tinha start&stop (liga e religa o motor automaticamente em paradas de semáforo, por exemplo) e sensores de obstáculos na frente e atrás. O sistema de entretenimento, que inclui navegador GPS, não estava ativado.

Com bons 1,79 metro de largura e 2,6 metros de distância entre os eixos, o Q2 pode levar até cinco pessoas com relativo conforto. Isso desde que o trajeto seja curto.

Como o túnel central alto rouba espaço na parte de trás, um eventual quinto ocupante sofrerá em viagens longas. Além disso, o porta-malas de 405 litros só comportará bagagem de cinco pessoas em um “bate e volta” para a praia no fim de semana, por exemplo.

Estávamos em três. Cada um com uma mala média, pensada para uma viagem de cerca de dez dias ¬- havia também duas mochilas. Uma das malas teve de viajar no banco de trás.

Rodamos cerca de 2.500 km por estradas de Portugal e Espanha. Entre os destaques, a cabine do carrinho é silenciosa, a direção com assistência elétrica tem respostas diretas e é bastante precisa. Além disso, a carroceria oscila pouco em curvas, mesmo que o motorista exagere um pouco na pressão sobre o pedal do acelerador.

Na cidade, hábitat do Q2, tudo fica ainda mais fácil. O SUV acompanha bem o trânsito, é ágil e fácil de guiar estacionar. É claro que os recursos eletrônicos, como os sensores de obstáculos, ajudam, mas um dos grandes trunfos é que esse Audi cabe em qualquer lugar.

Pacote completo

Nas configurações de topo, o Q2 pode ter itens como controlador de velocidade adaptativo, que mantém a distância em relação ao carro da frente, alerta de “ponto cego” e de saída involuntária da faixa de rolagem. Reconhecimento de sinais de trânsito, como placas de velocidade, por exemplo, assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência (em caso de risco iminente de colisão) também podem vir no compacto da Audi.

Na lista de recursos eletrônicos do Q2 também há head-up display (que projeta informações no para-brisa à frente do motorista), painel virtual configurável e sistema de conectividade compatível com smartphones com sistema operacional AndroidAuto ou iOS. Recarregamento da bateria do celular sem uso de fio e som da marca Bang & Olufsen são outros destaques.


Curiosidades sobre o Q2

Palco inusitado
O Q2 foi revelado em junho de 2016 em Havana. O Audi foi o primeiro carro do mundo apresentado em Cuba.

RS Q2
Uma versão mais apimentada do Q2 será lançada na Europa até o fim deste ano. A marca não revelou detalhes do RS Q2, mas a expectativa é que seu motor terá cerca de 250 cv. O RS Q2 já foi flagrado pela imprensa europeia em testes no circuito alemão de Nurburgring e faz parte da lista de 11 SUVs que a Audi planeja lançar até 2019. O próximo carro dessa safra será o Q8, cuja apresentação mundial ocorrerá em meados deste mês, no Chile.

Motor conhecido
O 1.0 de três cilindros a gasolina oferecido no mercado europeu é o mesmo dos Volkswagen Polo e Up! vendidos no mercado brasileiro.

Próximo Q3
A segunda geração do Q3, que ficou maior e mais equipada, foi mostrada, como um protótipo, durante o Salão de Genebra, na Suíça, em março. O novo modelo será lançado na Europa no segundo semestre deste ano e deve chegar ao Brasil em 2019.

Prós e contras do Q2

Prós: Dirigibilidade. Audi mostrou ser muito ágil e fácil de guiar e estacionar, algo típico de modelos urbanos. Também não fez feio em rodovias.

Contras: Espaço traseiro. Como o túnel central é alto, apenas quatro pessoas viajam com conforto, embora Q2 possa levar cinco.

Ficha técnica do Q2

Motor: 1.6, 4 cil., 16V, turbodiesel
Potência (cv): 116 a 3.250 rpm
Torque (mkgf): 18,8 a 1.500 rpm
Câmbio: Automatizado, 7 marchas
Tração: Dianteira
Pneus e rodas: 205/60 R16
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Velocidade máxima: 197 km/h
Comprimento: 4,19 metros
Largura: 1,79 metro
Entre-eixos: 2,6 metros
Porta-malas: 405 litros
Capacidade do tanque: 50 litros
País de origem: Alemanha


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