Você está lendo...
BMW cria sistema de iluminação a laser
Tecnologia

BMW cria sistema de iluminação a laser

Enquanto os faróis e lanternas com LEDs (sigla em inglês para diodos emissores de luz) começam a chegar aos carros mais populares aqui ? a BMW dá o primeiro passo na Europa para o que promete ser o futuro da iluminação automotiva: o laser

08 de set, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 BMW cria sistema de iluminação a laser

Enquanto os faróis e lanternas com LEDs (sigla em inglês para diodos emissores de luz) começam a chegar aos carros mais populares aqui – os novos Fiat Idea e Kia Picanto, por exemplo, contam com a tecnologia -, a BMW dá o primeiro passo na Europa para o que promete ser o futuro da iluminação automotiva: o laser.

A tecnologia está sendo testada nos modelos conceituais da submarca de veículos elétricos e híbridos “i”. A primeira exibição de faróis com luz a laser ocorrerá na apresentação do protótipo BMW i8 Concept, no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, a partir do dia 17 deste mês.

De acordo com informações da fabricante alemã, o recurso possui intensidade mil vezes maior que a dos LEDs. Como o laser é monocromático, as ondas de luz têm o mesmo comprimento e diferença de fase constante, produzindo feixes quase paralelos.

Publicidade


A BMW informa que, apesar da forte intensidade, a luz não representa riscos a seres humanos e animais quando aplicado em veículos. Antes de a luminosidade dos diodos a laser ser emitida em direção à rua, o feixe azulado é convertido em luz branca, com a ajuda de um material fluorescente de fósforo instalado dentro do farol, conforme explica a fabricante.

Segundo a empresa, o laser é mais eficiente. O sistema consome a metade da energia gasta pelos LEDs, que são, em média, quatro vezes mais econômicos que as lâmpadas convencionais.

Outra vantagem é que os diodos feitos com a nova tecnologia são 100 vezes menores que os atualmente utilizados. Isso permite reduzir as dimensões do conjunto ótico e criar novos posicionamentos e formatos do sistema na carroceria do veículo. Boa notícia também para os desenhistas.


Conforme o comunicado da marca que explica essa tecnologia, a BMW i “representa um conceito novo, fortemente orientado para a sustentabilidade”.

Deixe sua opinião