BMW M140i oferece esportividade comedida

Por R$ 284.950, hatch de 340 cv acelera bem, mas não tem a pegada tradicional da divisão ‘M’

Crédito: BMW

A divisão de preparação da BMW nunca fez um M1, como, seguindo a lógica, seria batizada a opção esportiva do Série 1. Para quem busca o hatch de entrada da marca alemã com uma pegada mais nervosa, há o M140i que, embora seja menos visceral que os “M” tradicionais, é muito bom de acelerar. Tabelada a R$ 284.950, é a única versão do Série 1 à venda no Brasil.

Por fora, apenas o logotipo “M” nos painéis à frente das portas e na tampa do porta-malas entregam a vocação mais esportiva do modelo. Na cabine, a identidade do hatch está nas soleiras das portas e no volante.

Novidades em relação à geração anterior são a central multimídia com nova interface e integração ao Apple CarPlay, o fundo do quadro de instrumentos e o acabamento do painel.

De série há sensores de obstáculos na dianteira e na traseira, câmera atrás, bancos semiesportivos, seis air bags, controles de tração e estabilidade (ESP), faróis Full-LEDs e pneus run-flat, que podem continuar rodando, mesmo vazios, por até 80 km a até 80 km/h.

M140i é nervosinho

O “coração” do M140i é o motor 3.0 de seis cilindros em linha com turbo, que rende 340 cv e 50,9 mkgf. O câmbio é o automático de oito marchas e a tração, traseira. Há quatro modos de condução: econômico, conforto, sport e sport+ (o ESP fica mais permissivo), que mudam as respostas do acelerador, câmbio, direção elétrica e amortecedores semiativos.

O torque entregue cedo deixa o BMW dócil em condução urbana, mas basta pisar fundo no acelerador ou ativar o modo esportivo para que o M140 revele sua personalidade mais arisca.

O giro do motor sobe rápido, assim como a velocidade das trocas de marcha. Surge um estampido nas saídas de escape, enquanto as costas dos ocupantes “colam” no banco. A direção, com bom peso, é direta e a suspensão baixa permite atacar as curvas sem sustos.

A “semiesportividade” fica clara na suspensão com ajuste voltado ao conforto. Diferentemente do que ocorre como um “M puro-sangue”, como o M3.

A ergonomia é exemplar. Os comandos ficam ao alcance das mãos e são intuitivos. Os bancos dianteiros seguram bem nas laterais e há um extensor no assento, ótimo para quem tem pernas compridas. O senão é o espaço atrás, onde até dois adultos ficam mal acomodados.

PRÓS E CONTRAS

Prós: DIRIGIBILIDADE. O motor potente, o câmbio de trocas rápidas, a direção direta e a suspensão de ajuste exemplar são os pontos altos do hatch.

Contras: ESPAÇO TRASEIRO. Mesmo dois adultos viajam com as pernas apertadas no banco de trás do modelo da BMW.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido: R$ 284.950
Motor: 3.0, 6 cil., 24V, turbo, gas.
Potência: 340 cv a 5.500 rpm
Torque: 50,9 mkgf a 1.520 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Porta-malas: 360 litros
Velocidade máxima: 250 km/h


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