A BMW vai começar a vender um sistema de recarga sem fio para as baterias de seus híbridos e elétricos. O primeiro carro a poder ser recarregado por indução será o 530e Performance. A versão híbrida do sedã poderá ser estacionado sobre um “tapete” energizado, que transmitirá carga para as baterias do carro.
O “tapete” mede 89 cm de comprimento, 80 cm de largura e tem espessura de 6 centímetros e fica conectado a uma tomada de 220 volts. O carro recebe uma placa quadrada de 30 centímetros instalada entre as rodas da frente.
O sistema consegue recarregar sem fio as baterias do 530e em 3,5 horas. O tempo é maior que as três horas necessárias com o Wallbox da própria BMW. No entanto, não ter que usar nenhum cabo deve dar mais apelo à novidade.
Publicidade
Um display na tela multimídia do carro ajuda o motorista a posicionar corretamente o sedã sobre o tapete de recarga. Duas linhas azuis aparecem sobre a imagem da câmera frontal do carro e um aviso gráfico mostra quando o veículo está na posição correta. Aí basta apertar um botão para a recarga ser iniciada.
Segurança
O tapete pode ser deixado até mesmo em garagens externas e tem dispositivos de proteção. Se um animal passar sobre o equipamento durante a recarga, a eletricidade é desligada automaticamente. Além disso, um aplicativo informa ao motorista o progresso da recarga.
A Mercedes-Benz deverá lançar ainda esse ano um sistema parecido para a versão híbrida do Classe S. No entanto, a tecnologia deverá logo ser estendida para todos os modelos híbridos e elétricos das duas marcas.