Se a Bosch estiver no caminho certo, o motor de combustão interna pode ficar ainda muito tempo no mercado. A empresa criou um processo de fabricação de combustível sintético que permite que os motores sejam neutros em geração de carbono. O resultado poderia ser uma redução de 2,8 gigatons de CO2 na Europa até o ano de 2050.
O processo da Bosch pega o “gás do efeito estufa” e o transforma em matéria-prima para a criação de gasolina, diesel ou até gás natural. “Até recentemente, um motor de combustão neutro em carbono era a coisa dos sonhos. Agora, pode tornar-se realidade em breve. O segredo reside em combustíveis sintéticos ou neutros em carbono, cujo processo de fabricação captura CO2”, afirmou CEO da Bosch, Volkmar Denner.
Se um combustível sintético para um híbrido for desenvolvido usando energia renovável, a Bosch diz que, ao longo de uma distância de 160 mil km, o custo de propriedade do híbrido pode ser mais barato que o de um funcionamento de um carro totalmente elétrico, e sem gerar CO2 igualmente.