As marcas de carro asiáticas são as que possuem a maior fidelidade entre os brasileiros. É o que aponta uma pesquisa da consultoria Alexandria Big Data. Segundo o estudo, 56% dos entrevistados donos de modelos da Toyota e da Hyundai, por exemplo, pretendem se manter como clientes das marcas ao adquirir um novo veículo.
De acordo com o levantamento, realizado em janeiro deste ano com mil motoristas de todo o País, apenas 35% desejam continuar com um carro americano. O percentual cai ainda mais com relação a modelos europeus: apenas 31% querem manter a marca.
De uma forma geral, 49% dos proprietários de carros dizem que querem mudar de marca. O principal motivo é por “desejar algo novo, diferente” (59%). Enquanto isso, 7% planejam a troca por problemas mecânicos e 7% pelo alto custo de manutenção.
Publicidade
Dos brasileiros fiéis aos carros asiáticos, 47% pertencem à classe social A e 48% à B. Além disso, 61% têm mais de 35 anos.
Dos interessados em trocar de veículo, 53% estão planejando a compra há mais de um ano. Este mesmo percentual pretende realizar a mudança no segundo semestre deste ano. Outros 24% ainda não definiram quando o farão. Entre os que já decidiram trocar, 40% pretendem financiar e 30% farão uma aquisição à vista.
Compras online
A pesquisa mostrou também a relação dos consumidores de automóveis com a internet. Embora 90% utilize o smartphone para pesquisar preços e modelos antes da compra, apenas 9% dos que pretendem comprar um carro zero-km preferem comprar pela internet.
Os outros 91% optam por fechar o negócio na concessionária. Contudo, 62% dos entrevistados afirmam que passariam a comprar pelo site da montadora se houvesse um desconto de 5%.
VEJA TAMBÉM: CARROS CHINESES LEGAIS QUE PODERIAM VIR PARA O BRASIL