Cientistas criam dispositivo que retira hidrogênio da poluição

Sistema feito por Cientistas da Universidade de Antuérpia pode alimentar carros movidos a hidrogênio

download Dispositivo tira gás hidrogênio e poluição do ar. CRÉDITO: University of Antwerp

Um grupo de cientistas da Universidade de Antuerpia, na Bélgica, conseguiu criar um dispositivo que é capaz de retirar hidrogênio do ar poluído. Ele precisa ser exposto a luz para funcionar, e assim acaba tendo uma segunda função, que é a de purificar o ar enquanto retira o hidrogênio dele.

O hidrogênio é gerado na forma de gás, o que possibilita seu uso para células de combustível após um tratamento específico, já que é necessário estar em uma determinada pressão para operar no sistema dos veículos.

O dispositivo, que foi apresentado em pequena escala na proposta de um conceito, tem duas câmaras separadas por uma membrana: de um lado fica o ar purificado e do outro o gás hidrogênio é produzido.

Essa membrana é feita de nanomateriais que agem como catalizadores capazes de produzir o gás hidrogênio e quebrar as moléculas de poluição do ar, explica o professor Sammy Verbruggen, líder do projeto.

A mesma membrana já tinha sido utilizada para retirar hidrogênio da água e agora possui dupla função. O grupo de cientistas agora trabalha para conseguir aumentar a escala do projeto.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais


Notícias relacionadas