A briga entre Compass e HR-V pela liderança no ranking de utilitários-esportivos (SUVs) está acirrada. Após dois meses ocupando o primeiro lugar da lista, o médio da Jeep deverá ser ultrapassado pelo compacto da Honda.
De 1º a 28 de junho, o HR-V registrou 3.598 emplacamentos, de acordo com números preliminares obtidos pelo Jornal do Carro.
Já o Compass teve 3.285 unidades vendidas no período. Assim, a liderança do HR-V está praticamente garantida, já que a vantagem é de mais de 300 unidades.
Publicidade
O Jeep dificilmente conseguirá descontar essa diferença com a soma das vendas dos dias 29 e 30. O resultado final será divulgado nessa segunda-feira (3).
Surpresa. O ranking preliminar do segmento (confira aqui) aponta recuperação do Hyundai ix35. O modelo, que desde a chegada do Compass, seu principal rival, vinha registrando vendas em torno de 650 unidades, se recuperou.
De 1º a 28 de junho, o ix35 teve 950 unidades emplacadas. Com a soma dos emplacamentos dos dias 29 e 30, poderá ultrapassar, pela primeira vez no ano, os mil modelos vendidos.
No ranking preliminar de vendas, o ix35 ocupa a nona posição. Desde o início do ano, o carro da Hyundai não aparecia no “top 10”.
GALERIA: CINCO SUVS QUE NÃO ANDAM NADA
1/10
Nissan Kicks
O Nissan Kicks é bonito, espaçoso e tem bom custo-benefício. Não é à toa que está vendendo muito bem. O problema é seu motor 1.6, o mesmo do March, com apenas 116 cv de potência. É pouco para um carro maior e mais pesado que o hatch compacto. Além disso, o lento e confuso câmbio CVT não ajuda na hora de impulsionar a agilidade. Na verdade, ele até atrapalha.
2/10
Nissan Kicks
O Nissan Kicks é bonito, espaçoso e tem bom custo-benefício. Não é à toa que está vendendo muito bem. O problema é seu motor 1.6, o mesmo do March, com apenas 116 cv de potência. É pouco para um carro maior e mais pesado que o hatch compacto. Além disso, o lento e confuso câmbio CVT não ajuda na hora de impulsionar a agilidade. Na verdade, ele até atrapalha.
3/10
SUZUKI JIMNY
O Jimny tem tração nas quatro rodas e até reduzida, que deixam o modelo bem valente no fora de estrada. Mas na hora de pegar o asfalto, o 1.3 de apenas 82 cv sofre para manter o Jimny em velocidade de cruzeiro e pede constantes reduções de marcha.
4/10
SUZUKI JIMNY
O Jimny tem tração nas quatro rodas e até reduzida, que deixam o modelo bem valente no fora de estrada. Mas na hora de pegar o asfalto, o 1.3 de apenas 82 cv sofre para manter o Jimny em velocidade de cruzeiro e pede constantes reduções de marcha.
5/10
RENAULT DUSTER 1.6
Apesar do conjunto interessante, o desempenho não o forte do Duster de entrada. O 1.6 até é novo, com 120 cv, o que deu mais ânimo ao modelo, mas ultrapassagens e retomadas ainda pedem paciência.
6/10
RENAULT DUSTER 1.6
Apesar do conjunto interessante, o desempenho não o forte do Duster de entrada. O 1.6 até é novo, com 120 cv, o que deu mais ânimo ao modelo, mas ultrapassagens e retomadas ainda pedem paciência.
7/10
JEEP RENEGADE 1.8
Principalmente quando equipado com câmbio automático, o Renegade com motor 1.8 flexível até tem bons 139 cv após melhorias recentes, mas ainda precisa de embalo para subidas longas e pede que o motorista não tenha dó de pisar fundo no acelerador para extrair mais força do 1.8.
8/10
JEEP RENEGADE 1.8
Principalmente quando equipado com câmbio automático, o Renegade com motor 1.8 flexível até tem bons 139 cv após melhorias recentes, mas ainda precisa de embalo para subidas longas e pede que o motorista não tenha dó de pisar fundo no acelerador para extrair mais força do 1.8.
9/10
RENAULT CAPTUR 2.0
O Captur de topo até tem um bom 2.0 sob o capô, mas o câmbio automático de quatro marchas limita muito o desempenho do propulsor. Na cidade, ele até vai bem, mas quando o motorista precisa de respostas mais rápidas, a transmissão rateia e as relações longas deixam o modelo bem mais lento do que poderia ser.
10/10
RENAULT CAPTUR 2.0
O Captur de topo até tem um bom 2.0 sob o capô, mas o câmbio automático de quatro marchas limita muito o desempenho do propulsor. Na cidade, ele até vai bem, mas quando o motorista precisa de respostas mais rápidas, a transmissão rateia e as relações longas deixam o modelo bem mais lento do que poderia ser.
Quedas. Alguns modelos do segmento registraram queda acentuada nas vendas em junho, de acordo com o levantamento preliminar. Entre eles está o Tracker. Em maio, o Chevrolet tinha registrado 1.352 emplacamentos. De 1º a 28 de junho, teve apenas 838.
Também estão nessa lista os dois SUVs compactos da Renault. As vendas do Duster caíram de 1.507 unidades em maio para 705 de 1º a 28 de junho.
O Captur, que vendeu 1.404 exemplares em maio, teve somente 854 emplacamentos entre os dias 1º e 28 do mês passado.