Você está lendo...
Dez celebridades apaixonadas por carros
Notícias

Dez celebridades apaixonadas por carros

Atores e músicos têm coleções e até participam de corridas. Saiba quem são os famosos entusiastas

21 de dez, 2013 · 13 minutos de leitura.

Publicidade

 Dez celebridades apaixonadas por carros

Eles eram crianças comuns, fascinadas por seus carrinhos de brinquedo. Então cresceram e ficaram famosos. Muito famosos. E com dinheiro e prestígio, puderam levar sua paixão pelo automóvel ao extremo. O que esses músicos e atores têm em comum? Eles não são conhecidos apenas pelo sucesso em suas respectivas atividades, mas também pelo entusiasmo que demostram pelo mundo dos carros.

Alguns criaram coleções de superesportivos e modelos clássicos invejáveis. Outros aproveitaram o privilégio de ser um astro internacional para realizar aquilo que é um sonho para qualquer entusiasta do mundo das quatro rodas: participar da 24 Horas de Le Mans, ou guiar um carro de Fórmula 1.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Quer saber quanto vale seu carro? Confira a tabela do JC
++ Skyline GT-R de Paul Walker está à venda
++ Hall da fama: os dez carros que se consagraram no cinema

Publicidade


Listamos aqui as dez celebridades que mais se destacam pela paixão ao mundo do automóvel. Confira a lista: um dos citados pode ser seu ídolo.

1 – JAMES DEAN

O astro de “Juventude Transviada” viveu pouco, mas com intensidade. Apaixonado por adrenalina, ele chegou a participar de algumas corridas automobilísticas na Califórnia. Amante da marca Porsche, tinha um modelo 356, que depois trocou por um 550 Spyder. Este conversível esportivo batizado pelo ator de “Little Bastard” (Bastardinho, em tradução livre) tinha o número 130 pintado no capô e tornou-se tão mitológico quanto o ator. O lado triste? Isso aconteceu por causa de uma tragédia: em 30 de setembro de 1955, quando Dean se encaminhava com o 550 para participar da corrida de estreia do carro, este se chocou contra um modelo Ford. Após o acidente, o ator faleceu a caminho do hospital, aos 24 anos de idade.


2 – GEORGE HARRISON

Com o fim da banda The Beatles, em 1970, o guitarrista decidiu dedicar-se às suas paixões, entre elas as corridas e os carros esportivos – algo irônico, já que a adrenalina contrastava com seu estilo de vida “paz e amor”. Tornou-se figurinha carimbada nos paddocks da Fórmula 1 nos anos 70 e amigo íntimo de Emerson Fittipaldi, para quem compôs até uma música (veja acima). E por falar em composições, Harrison fez também “Faster” (clique para assistir), sobre o mundo da velocidade. O videoclipe traz belíssimas imagens de pilotos e pistas dos anos 70. Era, ainda, colecionador de carros, com acervo que incluía Aston Martin DB5 e Ferrari 365 GTC. O ex-beatle morreu aos 58 anos, em 2001.



3 – NICK MASON

Guitarrista e fundador do Pink Floyd, ele é um dos maiores colecionadores de carros do mundo. Em seu acervo há modelos raríssimos, como a Ferrari 250 GTO (um exemplar deste carro, recentemente, foi leiloado por mais de US$ 20 milhões). Na década de 1970, já consagrado como astro do rock, ele virou piloto e disputou cinco vezes a 24 Horas de Le Mans. Aos 69 anos, é frequentemente convidado para guiar um Auto Union Type C Silver Arrow pela Audi Tradition, que o considera seu piloto de fábrica.

4 – NEIL YOUNG


A paixão do guitarrista canadense tem uma vertente mais sustentável. O álbum “Fork in the Road”, lançado em 2009, foi inspirado em um Lincoln Continental Mark IV 1959 que é símbolo de seu ativismo ecológico. Rebatizado de LincVolt, ele teve o motor a gasolina trocado por um a biodiesel, além de ganhar outro elétrico.

5 – STEVE MCQUEEN


É uma das celebridades mais conhecidas pela paixão por automóveis na história. Entusiasmo que o levou a estrelar diversos clássicos sobre mundo dos carros. Entre eles há “Bullitt”, de 1968, que consagrou dois modelos em uma inesquecível cena de perseguição: Dodge Charger e Ford Mustang GT 390. Já em “As 24 Horas de Le Mans”, de 1971, o ator dispensou dublê na maioria das cenas em que pilotava seu Porsche no set do filme que homenageia uma das corridas mais tradicionais do mundo. Recentemente, foram leiloados dois modelos relacionados à história de McQueen, que era ávido piloto de carros e motos: um Chevrolet Styline Deluxe 1951 (que ele pilotou em “O Caçador”) e uma motocicleta Harley-Davidson – que pertenceu ao ator morto em 1980.

6 – PAUL WALKER


Foi o Steve McQueen deste século. O astro da franquia “Velozes e Furiosos” (veja galeria dos carros mais legais do filme), morto no último 30 de novembro em um acidente com um Porsche – como James Dean -, também dispensava dublês em suas cenas de ação ao volante durante as filmagens. Era apaixonado por superesportivos, muito deles japoneses – assim como o personagem que interpretava na franquia, Brian O’Conner. Porém, sua coleção de carros, revelada após sua morte, tinha de tudo: modelos clássicos, esportivos alemães, “muscle cars”… No ano passado, Walker estrelou, no Brasil, a campanha de lançamento do Fluence GT: ele pilota o sedã Renault, que encara um carro de Fórmula 1 (assista o vídeo acima).

7 – JAY KAY


O líder da banda Jamiroquai não dispensa uma “macchina” italiana. Uma de suas favoritas é a Ferrari Enzo, que serviu de inspiração para a música “Black Devil Car”. Aliás, os clipes da banda inglesa parecem pretextos para exibir os carros do vocalista. Em “Cosmic Girl”, Kay dirige um Lamborghini Diablo SE30 ao lado de Nick Mason, em uma Ferrari F40. O músico é apontado como um dos proprietários da LaFerrari, lançada este ano e já com vendas esgotadas.



8 – TOM CRUISE

O ator americano foi estrela de “Dias de Trovão”, longa de 1990, no qual interpretou um piloto da Nascar. No ano que vem, começará a filmar “Go Like Hell” – ainda sem título em português e com previsão de lançamento em 2015 -, no qual viverá o designer de carros e piloto norte-americano Carroll Shleby, em longa que incluirá uma eletrizante disputa entre Ford e Ferrari na 24 Horas de Le Mans. Em 2011, ele guiou um carro de Fórmula 1 da Red Bull e arrancou elogios de David Couthard, ex-piloto da categoria e embaixador da equipe, que destacou a eficiência do ator na hora de fazer retomadas de velocidade.

9 – PATRICK DEMPSEY


O astro de cinema e séries de TV como “Grey’s Anatomy” é frequentemente visto em etapas da Fórmula 1. Além disso, já participou diversas vezes da 24 Horas de Le Mans, como nas edições de 2009, com uma Ferrari, e na deste ano, ao volante de um Porsche – sempre na categoria destinada a modelos de turismo.

10 – PAUL NEWMAN

Outro ator que já correu na 24 Horas de Le Mans, assim como Patrick Dempsey e Steve McQueen. A participação de Newman ocorreu em 1979. Foi também dono de equipe de Fórmula Indy, a Newman-Hass, uma das mais vitoriosas da categoria. A paixão do ator por velocidade, no entanto, veio tardiamente, apenas aos 43 anos, quando ele filmou o longa “500 Milhas”. Uma das últimas atuações de Newman no cinema – o ator faleceu em 2008 – foi em “Carros”, no qual dava voz ao personagem Duc Hudson, um veículo clássico que no passado fez muito sucesso nas pistas.


MENÇÕES HONROSAS

1 – Matt Le Blanc: o Joey de “Friends” é apaixonado por carros e Fórmula 1 e destacou-se numa competição do programa “Top Gear” que consiste em completar uma volta com um modelo de passeio em uma pista. Le Blanc foi o ator que obteve o melhor tempo;

2 – Eric Bana: entusiasta dos carros muito antes de tornar-se ator, o australiano comprou, ainda adolescente, um Falcon Coupé 1973, que passou por modificações. Até hoje ele mantém o veículo, que apelidou de “The Beast” (A Fera)


Deixe sua opinião