Você está lendo...
Dodge Challenger SRT Demon tem 843 cv
Notícias

Dodge Challenger SRT Demon tem 843 cv

Dodge Challenger SRT Demon usa V8 6.2 Supercharged preparado para chegar aos 843 cv

12 de abr, 2017 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Dodge Challenger SRT Demon tem 843 cv
SRT Demon é o único carro de rua que pode usar gasolina de competição

A Dodge acabou com o mistério e revelou finalmente o Challenger SRT Demon, novo topo de linha da companhia. Com 843 cv, o modelo ficará acima do SRT Hellcat, até então carro mais potente da montadora. O carro é uma das estrelas do Salão de Nova York, nos EUA.

Para extrair tamanha potência, a Dodge retrabalhou o motor V8 6.2 Supercharged utilizado no Hellcat e que nele entregava 710 cv. Para isso, instalou um compressor mecânico maior, de 2,7 litros, aumentou a pressão de 11,6 psi para 14,5 psi, e colocou novos pistões, bielas e válvulas, além de bombas de combustível de dois estágios.

Publicidade


Além de todas essas mudanças, o limite de giro do motor foi elevado de 6.200 rpm para 6.500 rpm devido ao fortalecimento das partes internas e por causa das três novas fontes de admissão de ar (no capô, os faróis falsos e duas entradas nas extremidades do para-choque).

Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e pode fazer o quarto de milha (400 m) em 9,65 segundos, a uma velocidade de 225 km/h. Fora isso, ele é o primeiro carro de produção a levantar as rodas na arrancada.

Outro fato único no Demon é que só ele entre os carros de produção pode ser alimentado por gasolina comum (91 octanas) ou de competição (100 octanas). Entre os itens que acompanham o carro há um módulo de controle do powertrain que libera os 843 cv.


Assim como o Hellcat, ele tem duas chaves, uma vermelha e uma preta. Com a vermelha e abastecido com gasolina de corrida a potência máxima de 843 cv é liberada, enquanto que com a mesma chave e combustível normal surgem “só” 811 cv. Com a chave preta, a potência fica restrita aos 503 cv.

A transmissão é automática de oito marchas com uma série de melhorias no conversor de torque que está com um aumento de 18% na multiplicação de torque e que trabalha em conjunto com o freios de transmissão – sistema utilizado em carros de arrancada para largar mais rápido, mantendo o giro em 2.350 rpm.

Com 90 quilos a menos que o Hellcat, o Demon de regime retirou o banco do passageiro dianteiro, o assento traseiro, 16 alto-falantes, e fez uso de barras anti-rolagem ocas, pinças de freio de alumínio e removeu alguns fios. Os bancos podem ser adquiridos como opcionais por US$ 1 cada.


Com produção programada para o meio do ano, o Dodge SRT Demon terá 3 mil unidades para os Estados Unidos e 300 unidades para o Canadá. Os preços ainda não foram anunciados.

Demon foi proibido nas pistas de arrancada. Ele nem começou a ser produzido e já está proibido nas pistas de arrancada dos Estados Unidos coordenadas pela NHRA, uma espécie de FIA das competições de arrancada.

O tempo de 9,65 segundos e velocidade máxima de 225 km/h no quarto de milha (400 metros) superam as marcas permitidas pela NHRA para carros de rua que são de 9,99 segundos e 216 km/h de velocidade máxima. Se quiser disputar qualquer prova terá que adotar os protocolos de segurança da categoria, como extintores e gaiola de segurança.


Deixe sua opinião