Você está lendo...
Donos de VW a diesel devolvem carros ‘depenados’
Notícias

Donos de VW a diesel devolvem carros ‘depenados’

Proposta de recompra pela VW nos EUA exige apenas que o carro possa rodar sozinho para que o dono seja indenizado

18 de dez, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Donos de VW a diesel devolvem carros 'depenados'
Este Golf foi devolvido sem a parte dianteira - e seu dono recebeu a indenização normalmente

Depois de ter sofrido uma condenação de US$ 1,2 bilhão (R$ 4,07 bilhões) nos Estados Unidos pelo escândalo das fraudes nos testes de emissões de poluentes em seus veículos movidos a diesel, a Volkswagen teve de aceitar receber de volta os carros afetados de todos os consumidores daquele país que quisessem devolvê-los. E alguns proprietários estão entregando os carros completamente “depenados”.

Pelos termos do acordo de recompra firmado com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o único requisito imposto a cada consumidor para receber uma indenização por cada veículo devolvido é que o carro, fabricado antes de 18 de setembro de 2015, esteja “operável”, ou seja, que possa ser deslocado pela força de seu motor 2.0 TDI.

Publicidade


O que os consumidores estão percebendo – e espalhando por aí em fóruns virtuais de fãs e clientes da marca – é que esse entendimento de “operável” pode abranger um carro despido de praticamente tudo que não o impeça de andar sozinho. Ou seja, que podem retirar uma grande quantidade de peças dos veículos, sem que isso afete o pagamento da indenização que irão receber da montadora.

Um membro do fórum de discussão TDI Club Forum radicalizou. “Retirem os tapetes, os air bags, a tampa do porta-luvas, os painéis de forração das portas, o estepe e o macaco. Troquem a bateria por uma mais velha, o óleo do motor por um ainda mais usado, substituam o líquido de arrefecimento do radiador por água da chuva, esvaziem o tanque de combustível e os reservatórios do fluido de freio e do lavador do para-brisa. Talvez seja o caso até mesmo de extrair o volante e prender um alicate em seu lugar. Será que podemos dirigir o carro sem as portas?”

Enquanto a maioria dos clientes da marca está se contentando em remover apenas alguns poucos acessórios que foram instalados após a compra, outros proprietários estão levando a sério a ideia de extrair o máximo possível de seus carros – o Golf da foto foi devolvido à Volkswagen sem a parte dianteira e, mesmo assim, o dono não teve problemas em receber o dinheiro.


Se mais consumidores seguirem esse exemplo, é de se esperar que sites como E-Bay e similares sejam inundados por uma enxurrada de peças usadas de Golf e Jetta à venda por preços módicos.

Deixe sua opinião