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Faróis a laser são tendência nas ruas
Tecnologia

Faróis a laser são tendência nas ruas

Modelos como BMW i8, Audi R8 LMX e Land Rover Discovery Vision têm o item de série

26 de nov, 2014 · 5 minutos de leitura.

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 Faróis a laser são tendência nas ruas

Muita gente não leva em consideração a eficiência do sistema de iluminação ao comprar um veículo, mas trata-se de um dos aspectos mais relevantes em termos de segurança. Entre as novidades para melhorar a eficiência dos faróis e, consequentemente, a visibilidade, a “bola da vez” são os dispositivos a laser.

O recurso, restrito a carros de luxo, traz um projetor que concentra vários fachos de LEDs de alta potência para amplificar sua intensidade. O resultado é que a iluminação pode ser até o dobro da gerada por faróis de LEDs comuns.

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Os fachos chegam a iluminar 457 metros à frente do carro e têm alta concentração. Entre as vantagens, são capazes de atravessar cortinas de fumaça e neblina, por exemplo.

“Por serem muito fortes, esses faróis são acionados somente no modo alto. Uma câmera ‘vê’ se há outros carros na via e faz a simetria automaticamente para não ofuscar quem está no sentido contrário”, explica o consultor técnico da Audi Lothar Werninghaus.

A marca alemã foi a primeira a ter um carro com o sistema de série. Trata-se do R8 LMX (foto acima), que foi apresentado em julho e teve suas 99 unidades vendidas em apenas uma semana. Mas o pioneiro a ter faróis de laser foi o também alemão BMW i8. No esportivo híbrido, que já está à venda no Brasil e tem tabela de R$ 799.950, contudo, o sistema é opcional.


A inglesa Land Rover, por sua vez, mostrou a tecnologia no Discovery Vision durante o Salão de Nova York (EUA), em abril. O protótipo antecipou as linhas do Discovery Sport (foto abaixo), que será feito também no Brasil a partir de 2016. Por ora, contudo, nenhum carro da marca feito em série traz faróis a laser.

Uso de LEDs permite novas soluções visuais


O uso de LEDs, ou diodos emissores de luz, nos sistemas de iluminação veicular possibilitou aprimoramentos estéticos em faróis e lanternas. Uma das novidades são os chamados polímeros transparentes condutores de luz, tecnologia na qual a Audi foi pioneira e que permite maior liberdade criativa na hora de fazer os desenhos das peças.

“Se fizermos um farol em forma de ‘W’, é preciso colocar um LED em cada vértice. O polímero deve ser enrugado, ou o facho passará direto. Quando a luz bate nas protuberâncias, o conjunto inteiro se ilumina”, afirma o consultor técnico da Audi Lothar Werninghaus. A tecnologia está em todos os carros da marca. O próximo passo é ampliar sua presença na cabine, como ocorre no A8.


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