A Fiat revelou o Fiorino 2014, tabelado a R$ 38.540 e feito com base na plataforma do novo Uno. Apesar de o antigo ir bem nas vendas, o novato precisou ser criado para atender as normas atuais da indústria automotiva.Com airbag e ABS, o furgão está maior em capacidade de carga e menor em volume.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
Publicidade
++ Leia mais notícias sobre a Fiat
Se comparado ao anterior, o utilitário atual consegue levar 30 kg a mais, total de 650 kg. Já no volume, a Fiat diminuiu em 100 litros a capacidade do compartimento, de 3.200 para 3.100 litros.
Apesar de o furgão ter aumentado um pouco a capacidade de carga, o seu peso também se elevou: o modelo 2013 pesava uma tonelada, enquanto a novidade tem 1.118 kg. Com isso, a relação peso/potência do antigo Fiat era melhor que a do atual, o que se resume em um desempenho ligeiramente melhor: 14,8 kg/cv contra 12,7 kg/cv.
Porém, vale lembrar que a novata carrega as bolsas de airbag e o sistema de freios ABS, além de usar um motor com torque mais elevado, 12,5 mkgf contra 11,6 mkgf, ambas as medidas com etanol.
O consumo do utilitário, com nota A no programa de etiquetagem, é de 11 km/l de etanol na estrada e 7,5 km/l na cidade, 3,5% melhor diante do motor 1.3.
Outra vantagem em relação ao antecessor é a menor distância do assoalho em relação ao solo, 641 mm contra 506 mm.
Como equipamentos opcionais, o novo Fiorino oferece ar-condicionado, direção hidráulica, rádio, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura e pintura metálica.