Você está lendo...
Fiat revela primeiras imagens do sedã Cronos
Notícias

Fiat revela primeiras imagens do sedã Cronos

Versão sedã do Argo, Cronos tem plataforma própria e motores 1.3 e 1.8 flexíveis

Thiago Lasco

27 de nov, 2017 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Cronos
Fiat Cronos
Crédito:Crédito: Fiat

A Fiat mostrou as primeiras fotos do Cronos, sedã do Argo. As imagens mostram todos os detalhes da frente e traseira do carro. Segundo a Fiat, o modelo tem uma plataforma própria, a MP-S (Modular Platform Sedan), criada exclusivamente para ele.

Se a plataforma é inédita, os motores já são bem conhecidos. Sob o capô, estarão os propulsores 1.3 e 1.8 flexíveis que já equipam o Argo. A produção do sedã será feita na Argentina e seu lançamento nos dois países ocorrerá no primeiro trimestre de 2018.

A divulgação do desenho do Cronos foi feita pela Fiat em doses homeopáticas: pequenos pedaços do carro foram mostrados ao longo do dia nas redes sociais da montadora, em nove postagens interativas, até formar a imagem completa do carro.

Publicidade


O visual tem muitos pontos em comum com o hatch, mas também possui elementos exclusivos, que conferem identidade própria ao sedã. Na dianteira, os para-choques têm desenho diferente e tanto a grade frontal como a saída de ar na parte inferior são percorridas por filetes cromados horizontais (ao menos na versão mostrada, a Precision 1.8, de topo na gama). A disposição dos faróis de neblina também é nova.

De perfil, o carro é idêntico ao Argo apenas até a coluna central. As portas traseiras têm formato parecido com as do Peugeot 408 e a linha do teto desce suavemente até o porta-malas, cuja proporção em relação aos dois outros volumes da carroceria lembra a de Audi A3 e Volkswagen Virtus, que têm o terceiro volume mais "curto".

Por dentro, a impressão positiva causada pelo Argo se mantém, com materiais de boa qualidade, que fazem o Cronos parecer pertencente a um segmento superior. Os instrumentos são os mesmos do Argo HGT, mas a faixa horizontal que percorre o painel vem em um sóbrio tom marrom fosco (no hatch, é vermelha na versão esportiva e cinza nas demais).


Na parte esquerda inferior do painel, o espaço que no hatch é ocupado por diversos botões sem função virou um nicho vazado - e a tecla que aciona os faróis de neblina migrou para o centro do painel.

Quem viaja atrás conta com espaço suficiente para as pernas mesmo quando os bancos dianteiros estão totalmente recuados. Mas passageiros com altura superior a 1,85 metro estão sujeitos a ter de curvar a cabeça para não encostá-la no teto.

A Fiat não informou a capacidade de carga do porta-malas do Cronos, mas foi possível ver que o compartimento conta com bom acesso e tampa revestida de carpete - diferentemente do VW Virtus, em que a peça tem a lataria aparente.


O Virtus, aliás, não é tratado abertamente como o principal rival do Cronos. A Fiat quer mesmo é abocanhar parte do volume de vendas de sedãs compactos que hoje fica com o Hyundai HB20S e, principalmente, o Chevrolet Prisma. Para concorrer no "andar de baixo" do segmento, a montadora contará com a versão 1.3 do Cronos e, como opção de entrada, o Grand Siena, único sedã da marca a ter motor 1.0.

Atualizado às 19h19.


Deixe sua opinião