Você está lendo...
Fiat Toro 1.8 é uma picapona bem mansa
Avaliação

Fiat Toro 1.8 é uma picapona bem mansa

Fiat Toro equipada com o motor 1.8 bicombustível, de R$ 77.800, oferece bom conforto, mas nega fôlego

18 de mai, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Fiat Toro 1.8 é uma picapona bem mansa
Visual da picape é bem diferente do estilo dos outros modelos da marca

A Toro é um veículo incomum. Com visual “ame ou odeie” e a boa plataforma do Jeep Renegade, a picape intermediária tem comportamento similar ao de carros de passeio, não se encaixa no segmento de médias e nem de compactas e é o primeiro produto caro que a Fiat consegue colocar na lista de desejo dos brasileiros em anos. O sucesso é tanto que ela foi a segunda picape mais vendida do País na lista geral de abril.

A versão de entrada, Freedom, parte de R$ 77.800 e vem com motor 1.8 flexível que oferece menos que o mínimo que a Toro precisa. São até 139 cv e 19,3 mkgf (com etanol) para mover 1.619 kg, uma conta que não fecha na hora de fazer ultrapassagens ou retomar velocidade.

Publicidade


O câmbio automático de seis velocidades (o manual só é oferecido nas versões a diesel) até trabalha bem, baixando as marchas quando é necessário mais vigor, mas, como a força total só está disponível a 3.750 giros, não há milagre.

A boa notícia é que a Toro compensa essas falhas no conforto ao rodar. A suspensão independente tem um sistema que adapta o ângulo de cambagem e cáster conforme o peso da carga transportada.

O resultado é maciez na medida certa ao passar por lombadas e buracos, por exemplo, e boa estabilidade mesmo se o motorista exagerar um pouco em curvas. A picape permanece firme, com as quatro rodas grudadas no piso.


Os freios com sistema antitravamento ABS são eficientes e bem dimensionados para o carro. E a direção, com assistência elétrica, é leve e precisa como a de um bom hatch médio.

FICHA TÉCNICA


Motor
1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)
139 a 5.750 rpm (com etanol)
Torque (mkgf)
19,3 a 3.750 rpm (com etanol)
Câmbio
Automático, seis marchas
Capacidade de carga
650 quilos

PRÓS E CONTRAS

prós: SUSPENSÃO
Independente nas 4 rodas, o conjunto funciona bem seja para encarar buracos da via ou com a picape carregada.


contras: DESEMPENHO
Motor 1.8 flexível quase não é suficiente para mover a Toro com o mínimo de dignidade.

Deixe sua opinião