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Ford apresenta motor 1.5 de três cilindros
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Ford apresenta motor 1.5 de três cilindros

Novo propulsor tem potência e torque superiores aos do atual Sigma 1.6 de quatro cilindros, além de ser 5% mais econômico

Thiago Lasco

05 de mai, 2017 · 4 minutos de leitura.

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Crédito: Ford
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Os motores de três cilindros deram início a uma nova era para os carros compactos com motor 1.0, que ficaram mais eficientes e potentes, deixando o desempenho sofrível para trás. Hyundai HB20, VW Up e Ford Ka foram os primeiros modelos a aderir à onda, seguidos por Nissan March/Versa, VW Gol/Voyage e Renault Logan/Sandero, além das opções sobrealimentadas do Ford Fiesta e do próprio VW Up.

Pois uma nova onda de tricilíndricos pode estar por vir. O motor que inaugura essa possível tendência foi apresentado hoje pela Ford: trata-se de um três-cilindros com capacidade volumétrica de 1,5 litro, o primeiro desse tipo no mundo.

O novo propulsor, cujo nome ainda não foi revelado, foi desenvolvido pela Ford na Índia, com participação dos times de engenharia da marca na Alemanha e no Brasil, ao longo dos últimos três anos. Flexível, ele tem potência de até 137,2 cv e torque de até 16,16 mkgf, resultando em potência específica de 91,5 cv/litro.

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Esses dados são superiores aos do atual motor Sigma 1.6 de quatro cilindros, que equipa modelos como o New Fiesta e gera 131 cv e 16,13 mkgf, respectivamente.

A Ford jura que esse motor não será substituído pelo novo 1.5 de três cilindros. Mas não dá maiores detalhes sobre quais carros a novidade equipará (embora já se saiba que um desses modelos é o novo EcoSport, com lançamento previsto para julho).

Se não vier ao Brasil importado, o mais provável é que o motor inédito seja feito em Taubaté (SP), já que a planta de Camaçari (BA), de onde sai o 1.0 que equipa a família Ka, não tem capacidade para produzi-lo.


Tecnologia. O novo motor tem bloco feito de alumínio e seu volume é 10% menor que o do motor Sigma 1.6. De acordo com a Ford, ele é 5% mais econômico que o antecessor. As soluções técnicas que possibilitaram esse ganho de eficiência incluem coletor de escape integrado, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas.

Há ainda bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start – que dispensa o tanquinho auxiliar.

Além disso, o bloco do motor ganhou um  eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, que reduz o atrito com os canais internos de lubrificação. Isso deixou o funcionamento do motor menos áspero, eliminando as vibrações típicas dos tricilíndricos anteriores.


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