Você está lendo...
Honda Civic faz 45 anos, sem crise de meia idade
Notícias

Honda Civic faz 45 anos, sem crise de meia idade

Honda Civic nasceu em 1972, no Japão, como um subcompacto de uso urbano. Hoje o modelo está na décima geração

Redação

05 de set, 2017 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Honda Civic 1972 de primeira geração
Crédito:Honda Civic 1972 era um subcompacto com distância entre eixos de apenas 2,28 metros, equivalente à do Fiat 500 atual. Foto: Honda

O Honda Civic está completando 45 anos, e sem aparentar nenhum sinal de crise de meia idade. O modelo nasceu no Japão, em 1972, como um veículo subcompacto, voltado para uso urbano. A distância entre-eixos era de apenas 2,28 metros (o mesmo que a do Fiat 500 atual). O motor 1.2 tinha como característica o baixo consumo, algo desejável numa época de crise de petróleo.

Em 1975, o modelo recebeu o motor conhecido pela sigla CVCC, cujo cabeçote tinha um formato que proporciona maior eficiência na queima de combustível. O resultado é que ele dispensava o uso de catalisador.

A segunda geração estreou em 1979. O carro chegou maior e mais potente. O motor CVCC trouxe uma terceira válvula por cilindro e passou a ser oferecido em duas variações: o 1300 rendia 56 cv, enquanto o 1500 gerava 68 cv. Quanto à transmissão, havia três possibilidades: manual de quatro e de cinco marchas, e um sistema semiautomático de duas marchas, denominado Hondamatic. Já nessa segunda geração, que durou até 1983, o Civic estava disponível com carroceria hatch, sedã e perua.

Publicidade


A terceira geração foi lançada em setembro de 1983, como linha 1984. A propósito, a partir dali, curiosamente quase todas as gerações foram apresentadas em setembro. Ela marcou o lançamento do primeiro Si. O esportivo trazia motor 1.6 de comando duplo e 130 cv, além de suspensão recalibrada. Nessa época também surgiu o cupê de dois lugares denominado CRX. Outra primazia da terceira geração foi a tração integral. Nos primeiros modelos, o acionamento era feito por um botão no painel. A partir de 1987, no entanto, o sistema passou a ser feito automaticamente, quando as rodas dianteiras perdiam tração.

A quarta geração chegou ainda em 1987. Mais uma vez, o Civic chegou maior, e tinha como característica uma linha de capô baixo. Foi nessa época que o modelo ganhou suspensão traseira independente. Além disso, os modelos vendidos nos Estados Unidos receberam injeção eletrônica, embora nos demais países o carburador ainda continuasse sendo utilizado.

A quinta geração chegou em 1991 (em setembro, claro). Além de crescer, ganhou linhas mais arredondadas e aerodinâmicas. O modelo trouxe a carroceria cupê.


A sexta geração chegou em… setembro de 1995, óbvio. E marcou o início de produção do modelo no Brasil. A Honda começou a montagem na fábrica de Sumaré (SP) em 1997.

A sétima geração foi lançada em setembro de 2000, e foi a primeira a trazer o piso traseiro plano, que aumentava o espaço para os ocupantes do banco de trás.

A oitava geração chegou em setembro de 2005, com um estilo futurista tanto por fora como por dentro. Até 2006, a Honda registrava vendas globais de 16,5 milhões de unidades do modelo, desde o lançamento.


A nona geração foi lançada em 2012. Ao contrário da geração anterior, que foi revolucionária em termos de estilo, a nona era apenas uma evolução, embora mantivesse algumas características do modelo antecessor, como o painel em dois andares.

A décima e atual geração estreou no Brasil em agosto do ano passado, exibindo, tal como a oitava geração, estilo agressivo, principalmente na traseira, o que confere um visual de cupê ao modelo.


Deixe sua opinião