Você está lendo...
Japoneses são craques quando o assunto é carro
Notícias

Japoneses são craques quando o assunto é carro

Na terceira reportagem da série sobre os carros dos países da Copa, mostramos o poderio do Japão

Hairton Ponciano Voz

16 de jun, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Carro japonês
Crédito:Boa parte da frota japonesa é formada por carros urbanos de baixa cilindrada. Foto: Thomas White/Reuters

No futebol, os japoneses ainda estão em processo de aprendizagem. Mas, no que diz respeito a carro, eles batem um bolão – e há muito tempo. Se na Copa do Mundo a seleção japonesa não aparece entre as candidatas ao título (apesar de o time jogar com aplicação tática), quando o assunto é automóvel o Japão é protagonista.

Os números dão ideia dessa pujança: em 2017, o Japão produziu 9.693.746 veículos, o que lhe garantiu a terceira posição no ranking, atrás somente de China (29 milhões) e Estados Unidos (11,1 milhões). Esse número ganha ainda mais relevância quando se considera o território do país asiático, que é apenas um pouco maior do que o Estado do Mato Grosso do Sul (menos de 378 mil km2).

Da mesma série, conheça também os carros da Rússia

Publicidade


Uma característica do Japão é que quase a metade da produção é destinada à exportação. Em 2015, das 9,2 milhões de unidades produzidas, 4,2 milhões foram para outros países.

Frota é superior a 77 milhões de carros

A frota circulante também é a terceira maior do mundo. Pelo dados de 2015 da Organização Internacional dos Construtores de Automóveis (Oica), rodam pela ilha mais de 77 milhões de automóveis, sendo a maior parte formada por modelos urbanos, com motorização inferior a 660 cm3. Com isso, o país é um dos mais “motorizados” do mundo. De acordo com a Oica, a relação é de 1,6 habitante por veículo (como comparação, nos Estados Unidos a relação é 1,2 habitante/carro).

A Toyota é a líder do mercado, seguida de Honda, Suzuki e Nissan.


O trânsito nas grandes cidades do Japão é intenso. Há enormes congestionamentos, mas, mesmo assim, muita organização. Não se ouvem buzinas. Além disso, é um trânsito silencioso, porque boa parte da frota é formada por automóveis elétricos ou híbridos. O volante fica do lado direito.

Para tentar controlar a frota, em Tóquio só é possível comprar um carro se o interessado comprovar que tem garagem própria.

Normalmente, os motoristas não mudam constantemente de faixa, e andam no limite legal de velocidade. Motoristas de táxi que não têm multas em seu prontuário dirigem com luvas brancas.


Deixe sua opinião