Você está lendo...
Kia lançará SUV compacto no Brasil
Notícias

Kia lançará SUV compacto no Brasil

Com fim do Inovar-Auto, marca vai trazer o SUV compacto Stonic, além do Stinger e dos Rio hatch e sedã

José Antonio Leme

02 de out, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

FOTO: KIA
Crédito:

A Kia quer voltar a crescer no Brasil em 2018. Com o fim do Inovar-Auto, programa do governo que impôs uma taxa de 30 pontos percentuais extras de IPI para os carros importados, a montadora planeja lançar oito novos modelos no ano que vem.

O principal será o Stonic, utilitário-esportivo (SUV) compacto apresentado recentemente na Europa. O modelo utiliza a mesma plataforma do Hyundai Kona e é a aposta da Kia para o mercado europeu, no qual requinte no acabamento e qualidade precisam ser maiores que o do KX3. Esta era, até então, a aposta da marca para o segmento no Brasil.

Fabricado na planta de Sohari, na Coreia do Sul, o Stonic usa a mesma plataforma do Rio, mas é um pouco maior. Tem 4,14 m de comprimento, além de ser 70 mm mais alto e ter um vão livre em relação ao solo 42 mm superior. Na Europa, o modelo traz controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e frenagem independente nas rodas, entre outros itens.

Publicidade


As outras novidades da empresa para o Brasil serão o Rio (nas versões hatch e sedã) e o Stinger. O Rio é um compacto premium que vai brigar com o Ford Fiesta, os Honda Fit e City, além das versões mais caras de VW Polo e Virtus e do Fiat Argo (bem como de sua versão de três volumes, que será lançada no ano que vem).

O Stinger, sedã com estilo de cupê, é a outra novidade. Ele tem medidas semelhantes às do BMW Série 4 Gran Coupe e do Mercedes CLS, com 4,83 metros de comprimento e 2,90 metros de entre-eixos. Entre os motores que ele poderá trazer, há o 2.0 turbo de 255 cv e o 3.3 V6 de 370 cv. A tração é traseira ou integral e o câmbio, automático de oito marchas.

Por fim, a empresa vai completar o ano com as reestilizações de modelos que já estão à venda por aqui, como Picanto, Sorento e Cadenza, cuja importação havia sido interrompida por causa do Inovar-Auto.


Além disso, há uma expectativa de retomada das vendas. A Kia espera fechar 2018 com 20 mil unidades vendidas, alta de 13 mil exemplares ante o estimado para 2017.

 

VEJA MAIS: OS SUVs MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO DE 2017:


Deixe sua opinião