Você está lendo...
Kobe Steel admite novo caso de falsificação e aprofunda crise da empresa
Notícias

Kobe Steel admite novo caso de falsificação e aprofunda crise da empresa

Terceira maior siderúrgica japonesa, Kobe Steel também revelou a descoberta da violação de padrões industriais estabelecidos pelo governo do país

Redação

21 de out, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito: Filipe Araujo/ Estadão
Crédito:

Em novo anúncio que aprofunda a crise já instalada, a Kobe Steel revelou outro caso de falsificação de dados e a descoberta da violação de padrões industriais em uma unidade de processamento de aço. Com os escândalos em sequência, a siderúrgica admitiu a perda de clientes para os concorrentes.

Os padrões estatutários cujas violações foram reveladas eram estabelecidos pelo Ministério da Indústria do país, não apenas acordadas com os clientes. O caso ocorreu numa de suas fábricas no sudoeste de Tóquio.

Até o momento, a terceira maior siderúrgica do Japão, com 112 anos, alegou que os produtos vendidos com dados falsificados atendiam à segurança e a outros padrões, embora não cumprissem as especificações contratuais acordadas com os clientes. A empresa também havia comunicado que o problema era principalmente com produtos de alumínio e cobre.

Publicidade


Em entrevista de imprensa, o vice-presidente executivo da Kobe Steel, Naoto Umehara, não especificou quais padrões industriais foram violados. Umehara, porém, confirmou que alguns clientes estão trocando a empresa por concorrentes.

Revelada recentemente, a falsificação generalizada de dados sobre a força e durabilidade dos produtos de cobre e alumínio ocorrem há pelo menos dez anos.

Investigação. A empresa agora está na mira do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Montadoras globais, empresas de aeronaves e outras fabricantes tem se esforçado para identificar potenciais perigos nos seus produtos por causa da falsificação. A Kobe Steel informou que nenhum problema de segurança ainda foi relatado.


Quatro fabricantes de automóveis japoneses confirmaram, nessa semana, que até o momento não encontraram problemas de segurança com peças de alumínio fornecidas pela Kobe Steel.

O ministro da Economia, do Comércio e da Indústria do Japão disse, em entrevista coletiva, que, apesar de este ser um problema entre as empresas, o governo deseja “estar ativamente envolvido”.

O ministro dos Transportes, Keiichi Ishii, chamou de “lamentável” o caso e pediu que a empresa investigue o caso e tome as medidas de prevenção adequadas.


Na Europa, as autoridades de segurança da aviação emitiram uma diretiva aconselhando as fabricantes de aeronaves a evitar o uso de produtos da Kobe Steel até que as checagens sejam concluídas.

Prejuízos. As ações da Kobe Steel caíram quase 40% desde que o escândalo foi revelado, em 8 de outubro. O prejuízo foi aproximadamente de U$ 1,60 bilhão em seu valor de mercado.

De acordo com seu site oficial, a Kobe Steel produz fontes de válvulas de motor encontradas na metade dos carros do mundo.


 

VEJA TAMBÉM: AS MAIORES MENTIRAS DAS MONTADORAS

Deixe sua opinião