Você está lendo...
Land Rover chega tinindo aos 70 anos
Notícias

Land Rover chega tinindo aos 70 anos

Primeiro modelo da marca inglesa que criou ícones como o Defender foi apresentado em 30 de abril de 1948

Rafaela Borges

22 de abr, 2018 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Land Rover
Crédito:O modelo HUE 166 foi o primeiro carro da marca inglesa. Foto: Land Rover

A Land Rover está celebrando 70 anos neste mês. No Brasil, a comemoração ocorrerá na feira agrícola Agrishow (de 30 de abril a 4 de maio), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. No evento, a marca inglesa terá um estande para expor seus produtos e uma pista off-road, na qual os visitantes poderão testar os utilitários-esportivos. Qualquer pessoa habilitada pode participar da experiência.

No mundo, são diversas as celebrações programadas para 30 de abril, data que a marca está chamando de “Dia Mundial da Land Rover”. Entre as ações, a fabricante lançou uma série especial do Defender, que saiu de linha há dois anos. Cultuado como um dos carros mais robustos de todos os tempos, o SUV tem, nesta reedição, motor 5.0 V8 de 405 cv que pode acelerá-lo de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, conforme dados da marca.

Foi em 30 de abril de 1948, no Salão de Amsterdam, que a britânica mostrou seu primeiro carro. Trata-se do HUE 166, ou Land Rover Series I.

Publicidade


O jipe de aspecto militar mudou pouco nos dez anos seguintes. Até que em 1958 foi lançado o Land Rover Series II.
Esses modelos são os precursores do Defender – a marca adotou esse nome em 1990. O Series III, terceira evolução do jipe, surgiu em 1971. Um ano antes, contudo, teve início um novo capítulo na história da Land Rover, com a estreia do luxuoso Range Rover, inicialmente apenas em versão de duas portas.

Esse carro, inclusive, ganhou uma releitura em março, durante o Salão de Genebra (Suíça). A nova geração do Range Rover duas-portas é uma série limitada destinada a entusiastas da história da montadora.

Em 1976, a fabricante inglesa atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas. Cinco anos depois, surgiu o Range Rover de quatro portas.


Expansão da linha

Terceiro modelo da linha Land Rover, o Discovery chegou em 1989. Quatro anos mais tarde, a marca lançou a segunda geração do Range Rover. Em 1997, chegava o quarto produto da gama Land Rover: o Freelander, que tinha, entre os destaques, a estreia do controle eletrônico de descidas. Já a terceira geração do Range Rover, de 2001, trouxe suspensão a ar independente.

Nos anos seguintes, a empresa continuou expandindo e renovando sua linha. O Discovery 3 foi lançado no Salão de Nova York (EUA) de 2004. No ano seguinte, surgiu o Range Rover Sport. Já o Freelander 2, de 2006, marcou o início das operações da fábrica da Land Rover em Halewood (Inglaterra).

A quarta geração do Discovery estreou em 2009 e, no ano seguinte, veio o carro que mostrou uma faceta até então desconhecida da marca, mais voltado ao desenho que ao off-road. Era o Range Rover Evoque.


O Range Rover (que no Brasil tem o sobrenome Vogue) chegou à quarta geração em 2012. Foi o primeiro SUV com carroceria toda de alumínio. Os anos seguintes foram dedicados à linha Discovery, que ganhou um novo integrante, o Sport (sucessor do Freelander).

A quinta geração do Discovery foi revelada em 2016, durante o Salão de Paris. O mais novo produto da fabricante é o Velar, quarto integrante da família Range Rover. O caçula chegou ao mercado brasileiro no fim do ano passado.

Deixe sua opinião