Você está lendo...
Lei do desmanche não reduz preço do seguro de carros
Notícias

Lei do desmanche não reduz preço do seguro de carros

Valor das apólices em São Paulo subiu ao mesmo tempo que os índices de roubo e furto de veículos caíram

01 de dez, 2016 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Lei do desmanche não reduz preço do seguro de carros
A lei criou as 'desmontadoras', que dão destinação correta a veículos que não podem mais rodar

A chamada Lei do Desmanche, que regulamentou o sistema de desmonte de veículos, reciclagem e venda de peças usadas no Estado de São Paulo, não conseguiu reduzir o preço das apólices de seguro de automóveis. Estimava-se que ao inibir o roubo e furto de carros, por criminalizar o desmonte irregular e a venda de suas peças, a lei resultaria em uma diminuição do valor do seguro, ao menos em tese. Na prática, entretanto, isso não está acontecendo.

Segundo informações do Sindiseg-SP, Sindicato das Empresas de Seguros, Resseguros e Capitalização, nos dezoito meses seguintes à entrada da lei em vigor o preço médio das apólices subiu 9%, enquanto o número de furtos e roubos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, caiu 9,8%. Para o presidente do Sindicato, Mauro Batista, a explicação está na forma de composição do valor do seguro.

Publicidade


“No preço do seguro de um veículo estão embutidos diversos fatores de risco, sendo roubo e furto apenas um deles. Há também colisão, incêndio e outros. A redução nos roubos e furtos foi acompanhada por aumento de 13% no IPCA e nos valores de mão-de-obra em oficinas, além de acréscimo de 21% no preço das peças no mesmo período, em especial por conta do aumento do dólar, já que boa parte das peças é importada, mesmo as de carros nacionais.”

Para ele os números de roubos e furtos poderiam cair mais — a redução mais drástica ocorreu logo após a promulgação da lei, em julho de 2014, enquanto nos últimos doze meses os índices ficaram estagnados. Para isso, afirma, é necessário que outros estados além de São Paulo trabalhem para regulamentar a Lei do Desmanche. “Há muitos casos de veículos roubados em São Paulo e desmontados em outros estados onde a lei ainda não está em vigor por falta de regulamentação”, alega. Isso ajudaria ao menos a segurar um pouco os índices de reajuste das apólices, acredita.

A lei criou a figura das empresas ‘desmontadoras’, que dão a destinação correta a veículos que não podem mais rodar, seja por acidente ou por dívidas fiscais. Os fluidos como óleo de motor e câmbio são descartados dentro de padrões ambientais, enquanto as peças são separadas de acordo com o tipo. As que têm relação com segurança, como partes da suspensão e freios, não podem ser reaproveitadas e vão para usinas de reciclagem, enquanto outras como as de acabamento e lataria, se aprovadas em análises, são cadastradas, etiquetadas e podem ser revendidas.


Uma destas desmontadoras é a Renova Ecopeças, localizada na zona oeste de São Paulo. Segundo seu coordenador administrativo, Eduardo de Sá Silva, as peças usadas que têm mais procura são faróis e lanternas, com cerca de 10% do total das vendas, seguidas por para-choques, com aproximadamente 4,5%.

Deixe sua opinião