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Mercedes-Benz atualiza limousine Maybach Pullman
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Mercedes-Benz atualiza limousine Maybach Pullman

Versão mais suntuosa do Classe S, Maybach Pullman ganhou motor mais potente, novas cores e itens de conveniência

Redação

16 de mar, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Mercedes-Maybach Pullman S650
Crédito:Foto: Mercedes-Benz
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Depois de atualizar o Classe S, a Mercedes-Benz estendeu as novidades às versões especiais Maybach do modelo. A mais suntuosa, a limousine Pullman tem mudanças visuais, de mecânica e mais equipamentos.

O modelo, que tem nada menos que 6,5 metros de comprimento, pode ser especificado em cores novas. Há tons de cinza, marrom e até bege na nova lista. Além disso, uma câmera na dianteira permite os passageiros da parte de trás acompanhar o trânsito à frente. O compartimento traseiro também tem agora sistema de som independente.

Agora, o Pullman se encaixa na versão S650, ante S600 do modelo anterior. Isso significa que o V12 biturbo de 6,0 litros entrega 630 cv, nada menos que 100 cv a mais que antes. A limousine acelera de 0 a 100 km/h em espertos 6,3 segundos.

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Precinho camarada

A Mercedes-Benz já começou a receber pedidos pelo novo Maybach Pullman. O preço? Cerca de 500 mil euros na Alemanha, aproximadamente R$ 2 milhões em conversão direta.


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Jornal do Carro
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Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.