Um estudo realizado no Reino Unido indicou que os condutores de carros autônomos vão precisar de uma certificação para se adequar aos novos veículos. Segundo a pesquisa, a carteira de motorista continuará sendo indispensável no futuro, já que os carros vão exigir intervenção humana em certas circunstâncias.
O estudo faz parte de um projeto promovido pelo escritório de advocacia britânico Burges Salmon e pela companhia de seguros AXA, com apoio da agência do governo Innovate UK.
Os testes sugeriram que os motoristas levam cerca de três segundos para reassumir o controle após trecho sob direção autônoma. Em uma velocidade de 32 km/h, por exemplo, isto significa que o veículo percorreria 27 metros sem ninguém no controle. Com o veículo a 100 km/h, essa lacuna seria de quase 90 metros.
“Definir os limites do motorista e as responsabilidades do sistema autônomo exigirá uma compreensão detalhada de como os usuários interagem com a tecnologia”, disse o advogado de transporte da Burges Salmon, Chris Jackson.
VEJA TAMBÉM: TECNOLOGIAS PARA CARROS QUE NÃO FORAM PARA FRENTE
1/7
Air bag de capô
Quando a Volvo mostrou o air bag para pedestres no Volvo V40, com a intenção de proteger atropelados, parecia uma boa intenção. Mas a solução não foi usada nunca mais em carro nenhum, o que denota pouca atuação prática
2/7
Telefone no console
No início, colocar um telefone no console do carro para ligações via satélite pareceu uma ótima ideia. Ele vinha em carros de luxo e era vendido caro no mercado paralelo. Mas aí, logo em seguida, veio o celular...
3/7
Disqueteira de som
Ter uma disqueteira no carro era símbolo de sucesso. Assim como o telefone, foi substituído rapidamente por outra tecnologia, o MP3, antes de se popularizar
4/7
Componentes 'verdes' nos carros
Todo evento era a mesma coisa: carro com para-choque de fibra de coco, peças feitas de bagaço de cana... Coisas assim nunca mais foram vistas, nem nos eventos de lançamento, e nem nos carros da vida real
5/7
Motor rotativo
Com um rotor no lugar do pistão, o motor rotativo parecia uma revolução e tinha um som lindo. Isso quando estava funcionando. Sempre quebrou muito e por isso não foi usado em larga escala
6/7
Air bag entre os bancos dianteiros
Foi mostrado pela Chevrolet após um estudo sugerir que, dependendo da pancada, os ocupantes da frente do carro batiam com a cabeça um no outro. Logo depois se comprovou que não
7/7
Espaço refrigerado
Instalar um espaço refrigerado no carro, no console ou debaixo dos bancos, começou nos carros de luxo e por lá mesmo ficou, e mesmo assim em não todos eles. Parecia bom, mas o aumento do consumo de combustível e o desempenho insatisfatório as aposentaram