MP Lafer Clássico marca história de médico

O MP Lafer marcou duas fases importantes da vida do paulistano Osvaldo Tanil. Ao se formar em medicina, ele comprou uma versão TI, seu primeiro carro conversível. Anos depois, ao se recuperar de um problema de saúde, foi a vez de um Clássico chegar às...

Por 03 de set, 2012 · 4m de leitura.

Fotos: Sergio Castro/AE

(Quer dirigir um Audi R8 e ganhar ingressos para camarote VIP para a 6 Horas de São Paulo? Participe do concurso cultural “Minha Paixão por carro”. Saiba como em https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

BELISA FRANGIONE

O MP Lafer marcou duas fases importantes da vida do paulistano Osvaldo Tanil. Ao se formar em medicina, ele comprou uma versão TI, seu primeiro carro conversível. Anos depois, ao se recuperar de um problema de saúde, foi a vez de um Clássico chegar às suas mãos. “O TI era caro para a época. Usei minhas economias para poder comprá-lo”, conta Tanil.


(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Com o tempo, o carro ficou pequeno para acomodar a família que havia aumentado. “Me casei, tive dois filhos e ficou difícil manter um veículo de dois lugares. Resolvi que iria vendê-lo e que voltaria ao hobby só depois de as crianças crescerem.”


Os filhos ficaram adultos, mas o médico teve de adiar o sonho novamente por causa de um enfarte, que ele sofreu há cerca de dez anos. “Após cuidar da minha saúde achei que era hora de voltar.”

Em 2005, ele ficou sabendo que um colecionador de carros da Mercedes-Benz colocara à venda um MP Lafer Clássico feito em 1977.


Tanil pagou R$ 23 mil pelo carro, que precisava de restauração. Mecânica, pintura e parte elétrica foram completamente refeitas. O painel e o volante, feitos de madeira, receberam retoques de um marceneiro.

Concluída a reforma, ele passou a frequentar clubes de veículos antigos. Entre seus motivos de orgulho está a conquista, no ano passado, de um prêmio promovido pelo Clube de Automóveis Antigos de Santos (SP). “Isso foi possível pela facilidade de encontrar as peças para o carro”, diz o médico.

História
O MP Lafer surgiu em 1974 pelas mãos de Percival Lafer, que se inspirou no MG TD 1952 que pertencia a um funcionário de sua fábrica de móveis.


A réplica usa mecânica do Volkswagen Fusca. O motor é o boxer 1.6 a gasolina que gera cerca de 60 cv de potência e o câmbio, manual de quatro marchas.

Com 750 quilos, o MP Lafer não é para acelerar. Tanil diz que chegou a 130 km/h com o seu.
A produção foi encerrada em 1990 após terem sido fabricadas 4,3 mil unidades.