A Nissan confirmou que disputará a Fórmula E a partir da temporada 2018/19. O anúncio foi feito durante o Salão de Tóquio nesta quarta-feira (25). De acordo com o site Motorsport.com, a fabricante japonesa entrará na vaga da Renault na categoria de carros elétricos.
A substituição já vem sendo discutida há algum tempo pelas duas marcas, que formam uma aliança global. A intenção é deixar a Renault concentrada na Fórmula 1, principal categoria automobilística para qual a montadora francesa retornou na temporada passada. A Nissan utilizará um trem de força desenvolvido pela parceira nos últimos dois anos, mas que possuirá o nome da marca japonesa.
A vice-presidente de Marketing e Vendas Globais e de Negócios de Veículos de Emissão Zero e de Bateria, Daniele Schillaci, afirmou que agora a marca terá uma "plataforma global" para compartilhar sua estratégia de mobilidade elétrica. "Além de uma longa história de sucesso em esportes a motor, a Nissan tem um DNA rico em inovação em mobilidade elétrica".
Publicidade
A Nissan é uma das principais marcas da indústria de veículos elétricos, tendo o Leaf como o mais vendido do mundo, e será a primeira fabricante japonesa de automóveis a competir na série.
O CEO da Fórmula E, Alejandro Agag, destacou a importância da entrada da japonesa na categoria. "O Japão é um país na vanguarda das novas tecnologias com um dos maiores apoiadores da Fórmula E. A mudança para a mobilidade sustentável está avançando e continuará crescendo".
A Nissan está fora de disputas de corrida internacional desde que encerrou seu projeto na LMP1, que deixou de existir no final de 2015. Na Fórmula E, ela se juntará à BMW na temporada 2018/19 como equipe de fábrica. Mercedes e Porsche se juntarão oficialmente na temporada seguinte.
VEJA TAMBÉM: CARROS ELÉTRICOS QUE ARREPIAM
1/10
ASPARK OWL
Apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o Aspark Owl, é um carro elétrico esportivo que promete entregar o melhor índice de aceleração do mundo, com menos de 2 segundos no 0 a 100 km/h graças a seus 861 kg e 430 cv e 77,8 mkgf entregues pelos quatro motores elétricos
2/10
JAGUAR I-PACE
Primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar, o I-Pace tem dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos entregam 400 cv e 71,3 mkgf
3/10
FARADAY FUTURE FF91
O FF91 da Faraday Future tem quatro motores elétricos que juntos rendem 1.050 cv e 183,5 mkgf, garantindo uma aceleração de 2,3 segundos e autonomia estimada de 600 km. O modelo é o detentor do recorda da prova de subida de montanha Pikes Peak, no Colorado, nos Estados Unidos
4/10
NIO EP9
O EP9 da Nio, empresa chinesa, é o atual recordista da volta mais rápida para um carro elétrico em Nurburgring, na Alemanha, com 6 minutos e 45,9 segundos. Esse tempo é melhor do que os 6m52s do Lamborghini Huracán Performante, atual detentor entre os carros a combustão. O EP9 tem quatro motores elétricos que geram 1.341 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos
5/10
RIMAC CONCEPT ONE
Produzido na Croácia, o Rimac Concept One tem 1.088 cv entregues por quatro motores elétricos e acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, atingindo a velocidade máxima de 300 km/h. Ele ficou famoso quando o ex-apresentador do Top Gear, Richard Hammond, destruiu um exemplar em chamas durante um acidente
6/10
TESLA MODEL S
Quase um clássico entre os elétrico, o Tesla Model S é provavelmente o mais prático da lista. O modelo tem dois motores elétricos, um em cada eixo que controlam a entrega e a tração em cada uma das rodas de forma independente. A versão P100D tem 762 cv e permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos
7/10
TOROIDION 1MW
Criado na Finlândia, o Toroidion 1MW tem quatro motores elétricos, um em cada roda, que combinados entregam 1.341 cv de potência. Segundo a companhia, o carro é capaz de acelerar de 0 a 400 km/h em 11 segundos.
8/10
AUDI R8 E-TRON
A versão elétrica do esportivo da Audi, o R8 e-tron já foi mostrado ao público e tem baterias de íons de lítio que alimentam o motor elétrico que entrega 458 cv e 93,8 mkgf. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem 450 km de autonomia
9/10
PORSCHE MISSION E
A Porsche já confirmou a produção do Mission E, um sedã esportivo elétrico de quatro portas com 600 cv e com mais de 500 km de autonomia. A tecnologia do modelo será utilizada ainda como base para um esportivo elétrico da Bentley, que também pertence ao Grupo VW.
10/10
JAGUAR E-TYPE ZERO
A Jaguar aproveitou uma carroceria antiga de um E-Type, um de seus modelos mais famosos, e colocou um trem de força 100% elétrico no modelo. Ele tem um motor elétrico de 298 cv e baterias de íons de lítio. O conjunto deixou o carro 46 kg mais leve que o original, que usava um motor seis cilindros em linha e oferece uma autonomia de 270 km