A Porsche revelou a terceira geração de sua máquina de fazer dinheiro – o Cayenne. O modelo que será uma das atrações da marca dentro de duas semanas no Salão de Frankfurt, na Alemanha, e que salvou a marca da falência ao ser o primeiro SUV de luxo chega com a meta de ser o Cayenne mais próximo do esportivo 911, segundo a companhia.
O modelo é completamente novo ainda que no design ele mantenha muitas linhas semelhantes a da geração anterior. Com um monobloco completamente novo, ficou 65 quilos mais leve com o uso de alumínio e aço na estrutura e apenas alumínio nas chapas da carroceria.
No lançamento, o modelo terá duas versões Cayenne e Cayenne S, equipadas com os motores V6 a gasolina de 3 litros turbo e 2,9 l biturbo, respectivamente, que geram 340 cv e 440 cv. A nova transmissão é uma tiptronic de oito marchas com relações mais curtas e trocas mais rápidos nas marchas mais baixas, porém com escalonamento mais longo nas últimas para garantir conforto e reduzir o consumo de combustível.
Entre as novidades do chassi estão o eixo traseiro direcional, já utilizado pelo “irmão” Audi Q7 e a tração integral é de série. Há ainda suspensão a ar com controle dinâmico de chassi com controle de rolagem de carroceria (PDCC). Outros equipamentos novos são o assistente de visão noturna, de manutenção e de mudança da faixa de rolagem e de tráfego.
O modelo traz três modos de condução, Normal, Sport e Sport Plus que podem ser selecionados e configurados individualmente, alterando a resposta de acelerador, câmbio e direção. Quando equipado com o kit Sport Chrono há ainda uma opção extra que reduz os tempos de aceleração e aumenta a velocidade máxima nas duas versões do Cayenne.
No visual, a dianteira tem design renovado com entradas de ar maiores e novos faróis de LED. As rodas de liga-leve também são maiores e na traseira a mudança é mais clara, já que o modelo tem lanternas inspiradas nas dos Panamera Sport Turismo.
Por dentro, a cabine tem uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas com conexão a internet. Diferente do que se esperava, a Porsche manteve o painel de instrumentos com conta-giros central e analógico, com duas telas de 7 polegadas nas laterais, onde estão o velocímetro a esquerda e uma pequena tela de computador de bordo a direita, dentro de mostradores redondos.