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Novo Audi A8 'olha' para frente e decide se desliga ou não o motor
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Novo Audi A8 'olha' para frente e decide se desliga ou não o motor

Quarta geração do A8, que estreia no mês que vem, traz sistema elétrico de 48 volts e sistema start-stop que funciona em parceria com a câmera frontal, para saber se o trânsito está parado ou voltou a andar

Redação

12 de jun, 2017 · 5 minutos de leitura.

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Novo Audi A8 sistema elétrico de 48 volts
Crédito:Para possibilitar as novas tecnologias, Audi A8 recebeu sistema elétrico de 48 volts. A bateria de íon lítio fica no porta-malas. Foto: Audi

 

O novo Audi A8, a ser lançado no dia 11 do mês que vem, em Barcelona, na Espanha, vai trazer diversas novidades. Uma vai ser o estágio mais avançado em termos de condução autônoma (leia aqui).

Outra vai ser o sistema de transmissão eletrificada, que vai permitir desacelerações e saídas muito mais suaves.

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O novo sedã da empresa alemã não será um carro híbrido convencional, mas vai permitir que o sistema elétrico controle a propulsão em algumas situações. A nova tecnologia foi batizada de Mild Hybrid Electric Vehicle, MHEV, ou veículo elétrico híbrido leve.

A base da tecnologia está em um novo sistema elétrico de 48 volts, portanto quatro vezes mais "parrudo" que os atuais 12 volts.

Há muito tempo se fala na necessidade de mais voltagem nos automóveis, por causa da utilização cada vez maior de equipamentos que demandam energia. Veículos modernos, principalmente os mais sofisticados, têm dezenas de centrais eletrônicas e motores que comandam bancos, etc. Agora, parece que isso começa a se tornar realidade.


A principal função do novo sistema de 48 volts é alimentar o alternador de correia refrigerado a água. Ele funciona em complemento ao motor de arranque convencional, de pinhão. A diferença é que no A8 este último passa a ser necessário apenas para as partidas a frio, ao contrário do que ocorre nos sistemas start-stop convencionais.

A maior diferença ocorre quando o motorista está desacelerando (freando ou sem o pé no acelerador), por causa de um semáforo fechado ou trânsito parado à frente. Se o sinal ficar verde antes de o carro parar, o motor a combustão é ligado imediatamente e o carro acelera sem qualquer demora. Isto é possível graças ao motor de arranque de correia, que fica conectado permanentemente ao motor a combustão. E também pelo fato de que o sistema consegue "enxergar" adiante, porque o novo dispositivo funciona em rede com a câmera frontal.

O novo sistema corrige uma falha dos start-stop atuais. Por não conseguir "olhar" o trânsito, ele não "sabe" se realmente precisa desligar o motor em toda parada de semáforo. A interligação com a câmera dianteira resolve a questão.


A tecnologia também aumenta o conforto, já que o Audi A8 de quarta geração pode entrar no modo de deslocamento silencioso dentro da faixa de velocidade de 55 km/h a 160 km/h.

Nesse caso, o sedã roda sem emitir poluentes por até 40 segundos, com o motor desligado. Assim que o motorista pisa novamente no acelerador, o motor a combustão entra em funcionamento de forma rápida e suave.

A bateria de íon de lítio fica alojada no porta-malas, no lado oposto ao do motorista (para melhor distribuição de peso), e atua como acumulador de energia.


Em termos de economia, a Audi informa que o novo Audi A8 deverá economizar até 0,7 litro a cada 100 quilômetros percorridos, em relação ao modelo anterior.

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