Após o lançamento da nova geração do Audi A8, todo mundo quer saber quando chega a versão de alto desempenho S8 e, principalmente, qual será a surpresa sob o seu capô. A data de lançamento do sedã apimentado não foi divulgada, mas a publicação britânica "Evo" revelou que ele terá motorizações assinadas pela Porsche, com direito até mesmo a uma opção híbrida.
Não é a primeira vez que a Audi recorre a esse tipo de expediente. O S8 atual usa o mesmo trem de força do Bentley Continental GT, enquanto o modelo anterior foi equipado com um V8 de 5,2 litros adaptado do Lamborghini Gallardo. Considerando que o novo A8 divide plataforma com o Porsche Panamera, não é tão absurdo pensar que o S8 possa ganhar um propulsor da mesma marca.
O motor que a Porsche colocou no Panamera é um V8 biturbo de 4 litros, como o motor do S8 atual. Mas enquanto a potência do sedã Audi é de 513 cv (597 cv na opção Plus), o Panamera Turbo tem 550 cv, chegando a 680 cv com uma ajudinha elétrica na versão Turbo S E-Hybrid.
Publicidade
Pois a "Evo" acredita que o Audi S8 Plus poderá dar lugar, na nova geração, a um S8 e-tron, usando o conjunto híbrido da Porsche, com uma pequena redução de potência. Essa sutil redução de desempenho não deve incomodar: o Panamera Turbo S E-Hybrid produz mais potência e torque que as versões plug-in do Mercedes S550 e do BMW Série 7 (740i e 760i) 740 e até mesmo o AMG S63.