Novo BMW X3 fica mais refinado na direção e no acabamento

Novo BMW X3 chega em março ao Brasil com inédita versão “esportiva” M40i com motor de 360 cv

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BMW X3 M40i 2018 Foto: BMW

Sinal dos tempos, apocalipse automotivo ou só atenção a uma necessidade do mercado, o motivo ainda é incerto, mas a verdade é que, hoje, um dos melhores BMW para se guiar é um utilitário-esportivo, no caso a terceira geração do X3. Sintomático também é o fato de que a maior fábrica da marca hoje é destinada à produção da linha X na região de Spartanburg, nos Estados Unidos, onde pudemos avaliar o novo modelo.

Programado para chegar ao Brasil em março, mas já em pré-venda com preços que partem de R$ 309.950 pela versão xDrive30i e chega a R$ 397.950 na de topo M40i, o novo X3 está mais leve (55 quilos a menos) e equipado com itens de modelos maiores, como os Série 5 e 7.

De série, o X3 tem controles de tração, estabilidade e velocidade de cruzeiro, alertas de tráfego cruzado, de aproximação lateral, de saída involuntária de faixa de rodagem e de colisão traseira com frenagem de emergência. Há ainda seis air bags e pneus run flat, que podem rodar vazios por até 100 quilômetros em velocidades de até 80 km/h.

Por dentro, o novo painel de instrumentos é todo virtual e simula o antigo analógico, mas pode ser configurado com diferentes informações e com head-up display (que projeta as informações no para-brisa). A central multimídia de 10,2 polegadas finalmente é sensível ao toque e também atende à gestos no ar, para diminuir ou aumentar o volume, por exemplo, como nos Séries 5 e 7. Por meio dela é possível acessar o Connected Drive, sistema que permite receber informações do trânsito, clima e até pedir destinos pelos serviço de concierge. Há preparação para integração com Apple CarPlay, porém a marca está cobrando pela instalação do programa.

O interior inédito adotou um volante que lembra o do M3, com aro e o miolo mais compactos, mas de melhor empunhadura que na geração anterior. O acabamento está substancialmente melhor, mas ainda há raras peças de plásticos que poderiam ter melhor qualidade. Os porta-objetos no console central estão melhor posicionados e estão em maior quantidade. O espaço geral é bom para quatro adultos, já que o túnel central é alto e a saída de ar traseira rouba espaço dos pés.

Na parte externa, o carro está com linhas menos agressivas e mais leves. As lanternas têm novo formato, enquanto os faróis e os auxiliares de neblina são de LEDs. A tradicional grade “duplo rim” agora tem aletas ativas, que se fecham para melhorar a aerodinâmica, outro item herdado do Série 5.

Em movimento

A versão M40i é equivalente a um “meio-esportivo”, ou um rival do Audi SQ5 em termos mais práticos, já que o mais nervoso possível seria um X3 M – que nunca existiu. Ela é equipada com motor seis cilindros em linha, turbo, de 3 litros, que rende 360 cv e 50,9 mkgf. O câmbio é o automático de oito marchas, com opção de trocas por aletas no volante, e a tração é integral.

Apesar das aptidões familiares, incluindo o porta-malas de 450 litros, o X3 M40i recebeu melhorias com foco na esportividade. O chassi tem um ajuste diferente para se comportar de maneira mais esportiva. Com isso, nota-se que a carroceria tende a rolar menos em curvas que a xDrive 30i.

As suspensões têm amortecedores semiativos que também se ajustam conforme os modos de condução programados e isso muda o comportamento e a agilidade do modelo em trocas de direção, apesar de ele ser sempre ágil e ter respostas bastante diretas.

Os modos de condução são cinco ao invés dos quatro anteriores: econômico, conforto, adaptativo (que regula sozinho conforme a pilotagem), esportivo e esportivo plus, que tem a “cereja do bolo” que é o controle de largada.

Motor

Na prática, o motor parece demorar a responder, mas na realidade é o ajuste escolhido para resposta do acelerador no modo conforto (normal) que funciona para deixar a condução mais confortável. Quando está no modo esportivo, as respostas são mais ágeis e diretas, dando a impressão de o motor ser menor, tamanha a agilidade com que “enche”. E tudo ganha contornos maiores graças ao sistema de som artificial do escapamento, que amplifica os estouros nas reduções de marchas.

Na vida real, o M40i se comporta bem. Como tem mais peso na dianteira que a versão xDrive 30i, pelo motor e as rodas maiores, em baixa velocidade, a frente fica mais pesada para manobras e o volante exige um pouco mais de esforço, mas em ritmo rodoviário já não se percebe essa diferença.

PRÓS

DIRIGIBILIDADE
X3 está ainda mais refinado em sua já boa dirigibilidade, com respostas ágeis e diretas, na versão M40i são ampliadas

CONTRAS

ESPAÇO ATRÁS
Pequenos detalhes de acabamento incomodam, mas pior é o espaço para só dois adultos com conforto viajarem atrás.
FICHA TÉCNICA

Preço
R$ 397.950
Motor
3.0, 6 cil. em linha, turbo, 24V, gasolina
Potência
360 cv a 5.500 e 6.500 rpm
Torque
50,9 a 1.520 a 4.800 rpm
Câmbio
8 marchas, automático
Porta-malas
450 litros


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