Novato da Fiat, o Argo se aproxima de seu terceiro mês de vendas sem dar sinais sem conseguir cumprir a meta determinada por sua fabricante. A estimativa da marca era vender 6 mil unidades por mês.
Esse número colocaria o Argo na briga com Sandero, Gol e Prisma pelo quarto lugar do ranking. Onix, HB20 e Ka costumam ter emplacamentos superiores a esses números.
O Fiat, no entanto, parece ter um novo desafio pela frente. Antes de almejar os 6 mil emplacamentos, ele precisa se aproximar dos dez mais vendidos. E ainda está longe dessa meta.
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No mês passado, ele foi o 18º carro mais vendido do País, com 3.235 emplacamentos. Neste mês, seu desempenho não está muito diferente. Na primeira quinzena, suas vendas totalizaram 1.606 exemplares.
A média diária, portanto, está bem próxima à de julho. Por enquanto, o Argo é, em agosto, o 19º carro mais vendido do Brasil.
CRONOGRAMA DE LANÇAMENTO
No primeiro mês de vendas, junho, o Argo teve 1.643 unidades emplacadas. Apesar de ele ter sido lançado em 1º de julho, a Fiat informou, à época, que esse resultado abaixo da estimativa era esperado.
Isso porque as versões do Argo foram chegando gradualmente às concessionárias. Por isso, julho foi considerado pela marca o primeiro mês completo de vendas.
No mês passado, além de as concessionárias já estarem totalmente abastecidas, estreou a campanha publicitária do carro.
O Argo é o principal lançamento da Fiat este ano. Sucessor do Punto, mas também de olho nos clientes do Palio - cujas vendas estão em baixa -, ele veio para concorrer com os líderes Onix e HB20.
Enquanto as vendas do Argo não decolam, a Toro, com preço inicial próximo aos R$ 100 mil, vem ocupando o posto de carro mais vendido da Fiat. Esse posto foi ocupado pela picape em julho.
Na primeira quinzena de agosto, no entanto, é o Mobi que levou vantagem. O hatch soma 2.474 emplacamentos, ante os 2.228 da Toro.
O Argo conseguiu passar o Uno para ser o terceiro Fiat mais vendido. O hatch veterano teve, na primeira quinzena, 1.414 exemplares vendidos.
VEJA TAMBÉM: CARROS COM OS QUAIS NINGUÉM SE IMPORTA
1/10
Nissan Frontier
Há carros pelos quais ninguém parece se interessar. Alguns vendem mal. Outros até vão bem no mercado, mas não causam nenhuma repercussão em redes sociais, por exemplo, ou em "conversas de boteco". Da maioria, ninguém se lembra. Em resumo: eles não são sonho de consumo de ninguém. A Frontier é um desses modelos: há quem queira uma Hilux, uma S10, até uma Ranger. A picape da Nissan, porém, dificilmente é alvo do desejo mesmo dos fãs do segmento. Ela gera ainda menos entusiasmo que a Amarok.
2/10
Peugeot 408
É um carro bom, com uma das melhores mecânicas do segmento. Tem também ótimo custo-benefício. Porém, nunca vendeu bem, e nunca despertou o desejo do consumidor brasileiro.
3/10
Ford Fiesta Sedan
Você sabia que a Ford parou, durante alguns meses, de trazer o Fiesta Sedan do México? Pois é: você não é o único. A marca deixou de oferecer o carro no Brasil e quase ninguém nem percebeu. Por quê? Provavelmente porque ninguém se importa. Em tempo: ele acaba de voltar ao mercado.
4/10
Renault Symbol
Não fez sucesso, não empolgou o consumidor e teve pouquíssimos anos de mercado, tamanho o fracasso. E hoje, ainda alguém se lembra que o Symbol existiu? Aliás, alguém viu algum exemplar do carro nas ruas nos últimos tempos?
5/10
Modelos da Mini
Muita gente sonha com um Mini na garagem. Muita gente diz isso, pelo menos. Para um modelo importado e com preço alto, ele até vende bem. Porém, não é dos mais populares no mundo digital. Sempre que falamos sobre os carros da Mini em nossas redes sociais, em qualquer tipo de reportagem (de avaliação à história), ninguém se importa. Ninguém comenta, ninguém pergunta, ninguém diz nada. As pessoas os ignoram. Nós, porém, adoramos esses carrinhos!
6/10
Citroën C4 Lounge
Aqui, o caso é o mesmo do Peugeot 408, com a diferença de que o Citroën é bem mais moderno que o concorrente. Ao menos, ele vende mais que o Peugeot. Porém, não causa comoção.
7/10
JAC J6
Quando você viu uma J6 na rua pela última vez? E em qual ocasião você ouviu falar dela? O segmento hoje tem poucos representantes e, ainda assim, ninguém se importa com a minivan da JAC.
8/10
Nissan Tiida
Você se lembra dele? O hatch até foi bem em vendas quando ainda era oferecido no Brasil. Hoje, não se escuta mais ninguém falando do Tiida, que é também um carro muito difícil de encontrar nas ruas.
9/10
Peugeot Hoggar
Caso semelhante ao do Symbol: não fez sucesso, não teve muitos anos de mercado e desapareceu das ruas.
10/10
Renault Fluence
Não empolga o consumidor pelo estilo, nem pela mecânica, nem pela tecnologia. É um carro do qual as pessoas dificilmente se lembram.