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Honda faz 'upgrade' no CR-V
Avaliação

Honda faz 'upgrade' no CR-V

Avaliamos o novo CR-V, que chega em versão única, com motor de 190 cv e preço de R$ 179.900

Rafaela Borges

26 de mar, 2018 · 7 minutos de leitura.

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Novo Honda CR-V
Novo Honda CR-V
Crédito:Rodas de 18" e faróis full-LEDs estão entre os destaques (Foto: Honda)
Novo Honda CR-V

A Honda demorou para lançar a quinta geração do CR-V no Brasil, mas a espera compensou. Apesar do preço sugerido ser alto, de R$ 179.900 (veja comparação com os concorrentes abaixo), o novo Honda CR-V, importado dos Estados Unidos ficou maior, ganhou tecnologias e oferece dirigibilidade exemplar, graças à sintonia perfeita entre conforto e estabilidade. Além disso, o espaço interno, fundamental para os clientes de utilitários-esportivos médios, é muito bom.

 

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As primeiras unidades já estão chegando às concessionárias e as vendas começam oficialmente em abril. O novo Honda está disponível em versão única, Touring, bastante recheada de equipamentos. O motor é o mesmo 1.5 turbo do Civic de topo (o SUV compartilha plataforma com o sedã). Esse quatro-cilindros a gasolina recebeu melhorias para entregar 190 cv, ante os 173 cv do carro nacional.

A Honda informa que adotou um canal para resfriar o pistão e fez mudanças na taxa de compressão. Também reduziu o número de pás do turbo (de 11 para nove), o que permitiu um aumento da admissão de ar.


O câmbio CVT, de relações continuamente variáveis, também é o mesmo do Civic Touring e simula sete marchas. A Honda informa que essa caixa tem conversor de torque e outras soluções que fazem com que seu funcionamento seja parecido com o de um automático convencional quando o motorista pisa forte no pedal do acelerador – em arrancadas e ultrapassagens, por exemplo.

Porém, foi nesse tipo de situação que o CR-V mais sofreu durante a avaliação. Com o pé embaixo, o SUV demorou a responder. Isso ocorreu mesmo com o câmbio na posição esportiva, “S”. Essa função mantém o giro do 1.5 alto para proporcionar reações rápidas.

No mais o CVT foi bem, atuando de maneira eficiente e não comprometendo o bom trabalho do motor em acelerações graduais. Para isso contribui o bom torque, de 24,5 mkgf, disponível de 2 mil até 5 mil rpm.


O novo Honda CR-V também é silencioso, exceto em acelerações bruscas. O isolamento acústico da cabine é tão bom que pode dar a impressão de que o carro está rodando em uma velocidade mais baixa que a real.

A estabilidade é outro ponto alto do utilitário-esportivo norte-americano. A carroceria ficou firme mesmo em alta velocidade. A suspensão, independente nas quatro rodas, recebeu o auxílio de buchas hidráulicas. Elas dão uma “forcinha” na missão de filtrar os solavancos causados por impactos contra piso irregular.

A direção com assistência elétrica do novo Honda CR-V oferece respostas diretas e transmite sensação de segurança nas mudanças de trajetória. Além disso, há tração 4x4 por demanda, que ajuda a manter a aderência dos pneus, é muito útil em pista molhada.


Outro sistema interessante é o de vetorização de torque. Sua função é enviar mais força para as rodas que estão na parte interna da curva, o que também contribui para manter o carro sempre sob controle.

CABINE

O interior do novo Honda CR-V se destaca. Os plásticos têm acabamento emborrachado e há revestimento de couro nos painéis, bancos e volante. O material que imita apliques de madeira é, na verdade, plástico, assim como o que está nas maçanetas nas portas e simula peças de alumínio.


A central multimídia, com tela de 7 polegadas sensível ao toque, é bem fácil de usar. O sistema é compatível com smartphones por meio das plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

O monitor projeta imagens em ótima definição das câmeras traseira e lateral. Esta fica sob o retrovisor da direita e ajuda o motorista na tarefa de mudar de faixa, por reduzir os pontos cegos.

O CR-V sai de fábrica com Head Up Display (projeta informações do painel de instrumentos em uma tela à frente do volante). Há ainda hastes para trocas manuais de marchas na direção, controlador de velocidade de cruzeiro e freio elétrico.


Outro destaque é a abertura da tampa do porta-malas sem o uso das mãos. O painel de instrumentos é virtual.

Há também rodas de 18”, saídas de ar e duas entradas USB atrás, além de faróis full-LEDs.

O espaço interno é um ponto alto. O SUV tem 2,66 metros de entre-eixos, 4 cm a mais que o anterior. Como o assoalho é plano, três pessoas ficam bem instaladas atrás.


O porta-malas de 525 litros tem boas profundidade e altura e os bancos traseiros podem ser dobrados, ampliando a capacidade do bagageiro para 1.084 l.

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