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Novo pneu da Continental promete oferecer 20% mais quilometragem
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Novo pneu da Continental promete oferecer 20% mais quilometragem

Continental garante que novo modelo tem maior durabilidade quando comparado com pneus de outras marcas

Lucas Baldez

17 de nov, 2017 · 6 minutos de leitura.

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Continental lança PowerContact 2 / Crédito: Continental/ Divulgação
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A Continental está lançando no Brasil um novo tipo de pneu, o PowerContact 2, que terá durabilidade 20% maior que os principais concorrentes, segundo a marca. Do aro 13 ao 16, com 14 medidas diferentes, o modelo será produzido na fábrica da empresa em Camaçari, na Bahia, e estará disponível no mercado a partir de dezembro.

O preço do produto poderá variar de acordo com o local de comercialização. Porém, a estimativa da companhia é que o valor para uma unidade da dimensão 175/70R14 seja de R$ 300. A Continental garante que os preços estarão na média dos praticados pelo mercado e serão, no máximo, 5% superior ao do modelo anterior da marca.

A principal evolução em relação à primeira geração do PowerContact é a durabilidade. Com ampliação da área de contato da banda de rodagem com o solo, o pneu tem menor desgaste e permite mais tempo de utilização.

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Segundo a empresa, o pneu foi testado em estradas de Norte a Sul do País. Ao todo, foram três anos de desenvolvimento e mais de um milhão de quilômetros rodados no Brasil e na Alemanha.

Aderência, ruído e segurança

Outro aperfeiçoamento do modelo está no quesito aderência ao solo. De acordo com a marca, o PowerContact 2 possui maior eficiência na frenagem tanto em piso seco quanto molhado. O pneu também absorve menos energia em forma de calor, minimizando a resistência ao rolamento.

Nos testes promovidos pela Continental, o modelo teve boa performance. Nas provas de slalom, por exemplo, o pneu da marca melhorou a estabilidade do carro. Já nas frenagens em piso molhado, os veículos com o novo modelo, a uma velocidade de 70 km/h, pararam entre 12 e 15 metros a partir da freada. Nas tentativas com um pneu concorrente, também em teste da Continental, o carro brecava entre 15 e 18 metros. Os sistemas de freios ABS e de controle e tração de estabilidade (ESP) foram desligados durante as avaliações para não mascarar os reais efeitos dos pneus.


Outra tecnologia implementada é destinada à redução da emissão de ruídos. De acordo com a marca, quando em contato com o solo, “as extremidades do pneu emitem ondas sonoras em sentidos opostos que tendem a se anular”.

Para a segurança, a Continental aprimorou o sistema de escoamento, que possui quatro canais na banda de rodagem para expulsar a água. Além disso, o pneu possui um indicador de alerta de desempenho em piso molhado e segurança em aquaplanagem. Com o desgaste natural dos pneus, o WWI (Wet Wear Indicator) informa ao motorista quando os sulcos da banda de rodagem atingem a profundidade de 3 milímetros, o mínimo necessário para um bom funcionamento na chuva, segundo a empresa.

Outro pneu para esportivos

A Continental também lançará no Brasil o pneu PremiumContact 6, destinado a veículos esportivos comercializados no mercado nacional. Disponível a partir do aro 15, o modelo será inicialmente importado, mas passará a ser produzido no País no ano que vem.


O pneu recebeu classificação “A” para aderência em piso molhado no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). A empresa informou que o modelo possui dirigibilidade e poder de tração maiores devido a tecnologias (Crystal Sílica e Macro-Blocks) que permitem maior área de contato com o solo nas curvas, mesmo em situações extremas.

PowerContact 2 / Crédito: Continental/ Divulgação

 


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