Paixão por hot rod veio de um pôster

Empresário constrói réplica de Ford T Bucket 1929 com peças de Chevette, como eixos, diferencial, suspensão, câmbio e motor. O propulsor 1.6, que era a gasolina, foi convertido para etanol e recebeu um kit turbo


MARCELO FENERICH

O pôster de um Ford T Bucket 1929 foi o ponto de partida para que o empresário Romulo Guereschi entrasse no mundo dos hot rods. Ele ficou apaixonado pelo modelo norte-americano e decidiu que teria um veículo igual àquele, mas, como não conhecia o assunto resolveu usar as peças de um velho Chevette que estava parado na garagem de casa para construir seu próprio carro. Isso foi há três anos.

Do Chevrolet vieram os eixos, diferencial, suspensão, câmbio e motor. “O chassi é tubular e a carroceria, de fibra de vidro”, conta.

De acordo com Guereschi, o propulsor 1.6, que era a gasolina, foi convertido para etanol e recebeu um kit turbo. “Assim que o carro ficou pronto, meus amigos o apelidaram de ‘banheirinha’. Com o passar do tempo, por ser apertado, passou a ser chamado de balde. É assim que todos o chamam até hoje.”

A cabine do hot recebeu revestimento de couro com costura capitonê (quadriculada), muito usada nos anos 20. O empresário afirma que importou o volante de madeira dos EUA. “Mandei fazer os ‘relógios’, pois os que encontrei ou eram grandes ou pequenos demais.”

O painel tem acabamento que imita madeira, indicadores da temperatura da água do motor, pressão e nível de combustível, além de pressão do turbo. Os mostradores têm fundo branco, ponteiros vermelhos e aros cromados. “Mandei colocar também conta-giros. Já a chave de seta é do Fordinho 1932.”

Como o carro é leve (pesa menos de 450 quilos), chega facilmente a 170 km/h, segundo Guereschi. Ele também instalar um limitador que corta o giro do motor a 4.800 rpm. “Isso garante maior durabilidade”, diz.

O empresário afirma que o único senão é o espaço reduzido. “Como o tanque de combustível fica no porta-malas, não posso fazer as compras do mês, por exemplo.”

Para resolver isso, Guereschi diz que vai montar uma picape 1930. “Com motor V8, como manda o figurino.”


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais


Notícias relacionadas