Você está lendo...
“Populares” vão mal em teste de colisão
Mercado

“Populares” vão mal em teste de colisão

Versões sem air bag de VW Gol e Fiat Palio obtiveram apenas uma estrela em teste realizado pelo Latin NCAP, orgão independente que passa a operar na região. Derivado do europeu Euro NCAP, avalia danos aos ocupantes após colisão contra barreira fixa

18 de out, 2010 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

As versões sem air bags do Fiat Palio ELX 1.4 e do Volkswagen Gol 1.6 receberam apenas uma estrela no Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, Latin NCAP. Os resultados dos primeiros testes foram divulgados hoje, segunda-feira 18. O objetivo do programa é fornecer dados sobre a segurança dos automóveis, que são submetidos a testes de colisão contra barreira fixa.

Dos nove carros avaliados, apenas o Toyota Corolla XEi obteve quatro estrelas, o nível de segurança considerado “recomendável” pelo NCAP. Chevrolet Meriva e as versões equipadas com air bags de Fiat Palio ELX 1.4 e VW Gol 1.6 obtiveram três estrelas. O Peugeot 207 levou duas na versão com as bolsas. Sem air bags, os hatches obtiveram apenas uma estrela.

Publicidade


O chinês Geely CK 1, que não é vendido no País, foi o pior de todos e não conseguiu obter estrelas no teste por causa da extensão dos danos aos ocupantes, decorrentes da deformação excessiva da carroceria.


Também foram avaliados critérios de segurança para transporte de crianças nos veículos. Nesse caso, o Corolla foi o último colocado, com apenas uma estrela. Os demais receberam duas estrelas cada.

Os veículos foram avaliados em laboratório na Alemanha – a Latin NCAP ainda não credenciou laboratórios na região para os testes. A segunda fase do programa será divulgada no próximo ano. Ainda não foram definidas datas ou veículos participantes. A organização do programa pretende reunir cerca de 10 automóveis para essa nova etapa e tornar a divulgação periódica.


As estrelas são dadas de acordo com vários critérios analisados após a colisão e os possíveis danos que causariam aos ocupantes (medidos por meio dos dummies, os bonecos com sensores). Quando mais estrelas obtiver no programa, mais seguro é o carro e menos danos causa aos ocupantes no caso de uma colisão.

Deixe sua opinião