Você está lendo...
Projeto de lei no Senado quer tornar crash test obrigatório
Notícias

Projeto de lei no Senado quer tornar crash test obrigatório

Se aprovado, todos os modelos fabricados a partir de 2019 deverão fazer testes de impacto

Redação

02 de jun, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Michael Dalder/Reuters

O Senado começou a articular, durante o fim de maio, um passo importante para a segurança dos carros de passeio brasileiros: o PLS 152/2017, em tramitação na casa, propõe a inclusão do crash test como requisito obrigatório para todos os veículos novos comercializados no País.

Ao alterar o Código de Trânsito, o PLS determina que “a partir de 1º de janeiro de 2019, todos os modelos de veículos novos à venda no Brasil devem ser submetidos a testes de impacto apropriados, que avaliarão a sua segurança ativa e passiva.”

Entre as justificativas apresentadas no documento está o fato de que, no continente americano, o Brasil é proporcionalmente o quarto país com mais mortes no trânsito, com 23,4 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Publicidade


O projeto de lei reflete um antigo pedido da Latin NCAP, agência que conduz os testes na América Latina e incentiva governos a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas neste sentido. A movimentação do poder público veio poucos dias depois de a NCAP divulgar dados preocupantes sobre a segurança dos carros brasileiros – o Ônix, veículo mais vendido no Brasil na atualidade – recebeu nota zero no teste de impacto lateral.

A proposta, que iria alterar o Código de Trânsito Brasileiro, aguarda a escolha de um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e não tem data para ir para o plenário ser votada.

Deixe sua opinião